Na quinta-feira (29/09), a Open Knowledge Brasil (OKBr) participou do segundo encontro do Fórum de Gestão Compartilhada do Plano Municipal de Governo Aberto – que vai elaborar e acompanhar o Plano de Ação em Governo Aberto da cidade de São Paulo. O encontro aconteceu no Solar da Marquesa de Santos, em São Paulo (SP).
Na pauta, houve apresentação de diagnóstico e umadinâmica colaborativa para definição dos principais problemas em Governo Aberto a partir do questionário aplicado nas cinco regiões da cidade e respondido por mais de 400 cidadãs e cidadãos e 23 entidades da sociedade civil.
Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil, participou do encontro. “Estamos construindo, de maneira colaborativa, os compromissos e as bases do plano de governo aberto para São Paulo. Esse processo faz parte do compromisso assumido pela cidade de São Paulo com a OGP e, sem dúvida, vai contribuir para aumentar a transparência e aprimorar os mecanismos de participação no município”, disse.
No início de setembro, a Open Knowledge Brasil foi eleita como uma das representantes do Fórum de Gestão Compartilhada do Plano Municipal de Governo Aberto para acompanhar a formulação, implementação e avaliação do plano de São Paulo no marco da OGP. Também fazem parte do Fórum: RETPS, Movimento Popular de Saúde, WRI Brasil, Laboratório Brasil de Cultura Digital, Transparência Brasil, Liga Solidária.
Encaminhamentos do encontro
- SP Aberta avaliará a ferramenta de participação “Pol.is” que está em processo de
implementação pelo LabHacker e Cidade Democrática; -
Pedro Markun deverá circular informações sobre essa ferramenta para que todos
conheçam; -
SP Aberta deverá digitalizar e disponibilizar o conteúdo das filipetas preenchidas pelos
representantes das entidades com os macro problemas identificados; -
Ficou estabelecido que os participantes deverão pensar formas de escuta e interação
com os territórios na construção dos compromissos e, se tiverem propostas de
metodologia para o processo, vão encaminhar até às 14h do dia 03 de outubro para que
todos os envolvidos conheçam.
Leia também: