Junte-se à Open Knowledge Brasil, comunidade para o conhecimento livre

Colabore com as nossas iniciativas para criar e difundir formas de conhecimento livre. Nossa comunidade é dividida em três frentes: Advocacy e Pesquisa, Inovação Cívica e no programa de alfabetização em dados Escola de Dados. Pessoas com diferentes competências e níveis de habilidade são bem-vindas. Escolha onde e como participar!

Acompanhe nossas redes

Para discutir com profundidade

Espaço de discussão organizado por tópicos, onde participantes interagem de forma mais aprofundada sobre os assuntos em questão. Escrito em português, o fórum tem discussões relativas ao Brasil e à OKBR. Qualquer pessoa pode se cadastrar e participar, sem precisar ser associada à OKBR.

Contribua para a democratização de dados

Fortaleça a comunidade que trabalha com dados, pesquisa e comunicação no Brasil entrando para o programa de membresia da Escola de Dados da OKBR. Você garante desconto em cursos e acesso às oficinas da mais recente edição da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, realizada inteiramente online em novembro de 2021.

Fomente a transparência da gestão pública

Ajude a melhorar as ferramentas de Inovação Cívica a partir da troca com a comunidade. Projetos como o Querido Diário, Operação Serenata de Amor e Perfil Político incentivam a transparência da gestão pública e a fiscalização de políticos. Atividades que precisam de pessoas voluntárias disponíveis incluem revisão de texto, programação, criação de conteúdo, testes, entre outras habilidades.

Conteúdo para o Querido Diário

Se você tem um texto alinhado e pertinente aos temas centrais do Querido Diário, a ferramenta que facilita o acesso aos Diários Oficiais municipais, envie-o para a nossa avaliação. Caso ele seja reproduzido aqui, os créditos da sua autoria e do site de origem (seu blog pessoal, site, Medium etc.) estão garantidos.

Promova o conhecimento livre

Navegue pelos nossos projetos em andamento e descubra qual deles tem mais a ver com você, com a sua disponibilidade e com a sua realidade. Se você é uma pessoa desenvolvedora, entre no grupo no GitHub e colabore com projetos que estão sendo desenvolvidos por membros da Open Knowledge em várias partes do mundo.

Envolva-se na rede de pessoas embaixadoras de Inovação Cívica

Participe de uma rede composta por pessoas engajadas com tecnologias abertas, inovação cívica e transparência. Ajude a construir comunidades de colaboração, organizando eventos locais, bate-papos, documentação de processos e trocando experiências com demais integrantes do Brasil.

Reuniões da comunidade

Encontros abertos e, quando possível, presenciais. Também existe a possibilidade de participação online para quem não puder estar presente no local. As reuniões da comunidade são um espaço informal para trocarmos ideias e pensarmos, juntos, em novos projetos e parcerias.

Participe das reuniões da Assembleia Geral

Os encontros (presenciais ou online) são abertos a qualquer pessoa interessada, embora apenas pessoas associadas possam votar. Para saber quando será a próxima reunião, acompanhe nossas notícias, newsletters e redes sociais. Acesse a ata de reuniões anteriores na nossa página de Transparência.