Prestação de contas
A Open Knowledge Brasil é uma organização transparente e independente. Atuamos com diversas fontes de financiamento, incluindo indivíduos, empresas e fundações. Conheça nossos documentos de governança e confira nossos relatórios anuais.
Institucional
- Estatuto Vigente (2022)
- Guia de Governança
- Ata da Assembleia Geral 2024 (Eleição Diretoria)
- Ata da Assembleia Geral 2023
- Ata da Assembleia Geral 2022 (Eleição Diretoria)
- Ata da Assembleia Geral 2021
- Ata da Assembleia Geral 2020
- Ata da Assembleia Geral 2019 (Eleição Diretoria)
- Ata de Constituição 2013
Relatórios de Atividades
Balanços e balancetes
O balanço patrimonial é a demonstração contábil que expõe a posição financeira e patrimonial da organização 一 neste nosso caso, pelo período de 1 ano. Esse documento é o principal demonstrativo financeiro, pois ali é possível verificar os ativos, os passivos e o patrimônio líquido da OKBR. O balanço patrimonial é de apresentação obrigatória e precisa ser assinado por profissional de contabilidade legalmente registrado.
O balancete, por sua vez, contém os saldos de créditos e débitos de todas as contas da organização e, apesar de geralmente ser um documento para controle interno, a OKBR opta por divulgá-lo na íntegra.
A fim de tornar mais fácil e amigável a leitura das contas, publicamos também um painel de transparência de contas, que contém os dados extraídos diretamente dos extratos bancários da OKBR. É possível que haja pequenas discrepâncias entre alguns números encontrados no balanço e no painel, em razão de, por exemplo, investimentos em renda fixa mantidos pela organização, ou do estorno de inscrições para cursos promovidos pela OKBR.
- Balanço Patrimonial e DREs 2023
- Balanço Patrimonial e DREs 2022
- Balanço Patrimonial e DREs 2021
- Balanço Patrimonial e DREs 2020
- Balanço Patrimonial e DREs 2019
- Balanço Patrimonial e DREs 2018
- Balanço Patrimonial e DREs 2017
- Balanço Patrimonial e DREs 2016
- Balanço Patrimonial e DREs 2015
- Balanço Patrimonial e DREs 2014
Auditoria independente
Além da publicação de seu balanço patrimonial, tal como está previsto em lei, a Open Knowledge Brasil passou por auditorias externas independentes nos anos de 2022 e 2023. Esta é mais uma forma de certificar que a aplicação dos recursos seja eficiente e que os controles internos da OKBR possam, cada vez mais, ser aprimorados.
O processo de auditoria envolveu a análise do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da demonstração dos fluxos de caixa, das notas explicativas às demonstrações financeiras e dos controles internos. Os relatórios da auditoria, que podem ser acessados abaixo, opinam que as demonstrações contábeis apresentam adequadamente a posição patrimonial, financeira e de operações da OKBR nos anos fiscais analisados, e não apresenta ressalvas quanto aos mecanismos de controle interno.