Ebooks
Com metodologia reformulada, o ODI Cidades 2023 é um mapa inédito do estado da abertura de dados em nível municipal no país, avaliando a disponibilidade e qualidade dos dados abertos de todas as 26 capitais brasileiras. Uma das principais novidades desta edição é a dimensão de Governança de Dados, que avalia as políticas de dados abertos das cidades de forma estrutural e inclui aspectos relacionados à proteção de dados.
A segunda edição do manual de jornalismo de dados visa promover o pensamento crítico em torno do jornalismo de dados na produção de reportagens. A publicação apresenta reflexões sobre temas atuais e explora as possibilidades de se trabalhar com dados abordando assuntos como mudança climática, sexismo, racismo, injustiça algorítmica e autoritarismo.
Esta publicação é um guia prático destinado a profissionais e estudantes interessados em trabalhar com dados no campo da comunicação, em especial no jornalismo e na produção de conteúdos para organizações da sociedade civil. O guia é baseado no fluxo de trabalho com dados (data pipeline), uma metodologia desenvolvida pela rede da Escola de Dados internacionalmente, que aborda todas etapas do trabalho, da definição das questões à visualização dos dados.
“Publicadores de dados” é um guia sintético para a abertura de dados no setor público. Suas páginas conduzem a uma trilha que começa no pensamento estratégico e termina com a abertura de dados e sua inserção e engajamento no ecossistema dos dados abertos. Seu conteúdo sintetiza os principais conceitos e tecnologias envolvidos no processo de abertura de dados, além de apontar exemplos reais e referências sobre o tema.
“Emergência dos Dados” apresenta o histórico do ITC-19, que monitorou a disponibilidade de dados e informações sobre a crise sanitária em estados, capitais e União entre abril de 2020 e outubro de 2021. A publicação relata também os impactos da iniciativa em outras áreas do poder público, pautando decisões judiciais e projetos de lei, e diferentes setores da sociedade civil, da imprensa à academia. Além disso, o livro digital apresenta casos de abertura em estados e capitais brasileiras, com depoimentos de gestores e gestoras que estiveram à frente desses processos, e uma seção de recomendações e aprendizados.
O conteúdo do curso “Análise de Dados Educacionais” está agora disponível como ebook. A formação buscou ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação, competência essencial para a melhoria das políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas de caráter pedagógico que podem ser desenvolvidas a partir dos dados de avaliação.
Esta nova publicação online traz e adapta para a realidade brasileira introduções e tutoriais produzidos pela rede internacional da School of Data, o programa educacional da Open Knowledge Foundation, cobrindo os fundamentos básicos de QGIS, Open Street Maps e dados espaciais, a partir de exercícios práticos.
Neste mapeamento, buscou-se compreender como coletivos e organizações atuantes na Amazônia brasileira compõem um “ecossistema de dados”, com diferentes estratégias e práticas de uso, publicação e geração de dados nas agendas socioambientais — com enfoque em mudanças climáticas, proteção territorial e desigualdades. O livro faz parte de uma série de ações no âmbito do programa “Vozes pela Ação Climática Justa” (VAC) com o apoio do Instituto Hivos.