Prestação de contas

A Open Knowledge Brasil é uma organização transparente e independente. Atuamos com diversas fontes de financiamento, incluindo indivíduos, empresas e fundações. Conheça nossos documentos de governança e confira nossos relatórios anuais.

Institucional

Relatórios de Atividades

Balanços e balancetes

O balanço patrimonial é a demonstração contábil que expõe a posição financeira e patrimonial da organização 一 neste nosso caso, pelo período de 1 ano. Esse documento é o principal demonstrativo financeiro, pois ali é possível verificar os ativos, os passivos e o patrimônio líquido da OKBR. O balanço patrimonial é de apresentação obrigatória e precisa ser assinado por profissional de contabilidade legalmente registrado.

O balancete, por sua vez, contém os saldos de créditos e débitos de todas as contas da organização e, apesar de geralmente ser um documento para controle interno, a OKBR opta por divulgá-lo na íntegra.

A fim de tornar mais fácil e amigável a leitura das contas, publicamos também um painel de transparência de contas, que contém os dados extraídos diretamente dos extratos bancários da OKBR. É possível que haja pequenas discrepâncias entre alguns números encontrados no balanço e no painel, em razão de, por exemplo, investimentos em renda fixa mantidos pela organização, ou do estorno de inscrições para cursos promovidos pela OKBR.

Auditoria independente

Além da publicação de seu balanço patrimonial, tal como está previsto em lei, a Open Knowledge Brasil realizou pela primeira vez, em 2022, uma auditoria externa da organização. Esta é mais uma forma de certificar que a aplicação dos recursos seja eficiente e que os controles internos da OKBR possam, cada vez mais, ser aprimorados.

O processo de auditoria envolveu a análise do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da demonstração dos fluxos de caixa, das notas explicativas às demonstrações financeiras e dos controles internos.

O relatório da auditoria, que pode ser acessado abaixo, opina que as demonstrações contábeis apresentam adequadamente a posição patrimonial, financeira e de operações da OKBR no ano fiscal analisado, e não apresenta ressalvas quanto aos mecanismos de controle interno.