Prestação de contas

A Open Knowledge Brasil é uma organização transparente e independente. Atuamos com diversas fontes de financiamento, incluindo indivíduos, empresas e fundações. Conheça nossos documentos de governança e confira nossos relatórios anuais.

Institucional

Relatórios de Atividades

Balanços e balancetes

O balanço patrimonial é a demonstração contábil que expõe a posição financeira e patrimonial da organização 一 neste nosso caso, pelo período de 1 ano. Esse documento é o principal demonstrativo financeiro, pois ali é possível verificar os ativos, os passivos e o patrimônio líquido da OKBR. O balanço patrimonial é de apresentação obrigatória e precisa ser assinado por profissional de contabilidade legalmente registrado.

O balancete, por sua vez, contém os saldos de créditos e débitos de todas as contas da organização e, apesar de geralmente ser um documento para controle interno, a OKBR opta por divulgá-lo na íntegra, em seu detalhamento por programa.

A fim de tornar mais fácil e amigável a leitura das contas, publicamos também um painel de transparência de contas, que contém os dados extraídos diretamente dos extratos bancários da OKBR. É possível que haja pequenas discrepâncias entre alguns números encontrados no balanço e no painel, em razão de, por exemplo, investimentos em renda fixa mantidos pela organização, ou do estorno de inscrições para cursos promovidos pela OKBR 一 situação muito frequente em 2020, devido ao cancelamento de cursos presenciais em função da pandemia de Covid-19.

Certidões negativas