Organizações sociais cobram mais transparência da Prefeitura de São Paulo na área de mobilidade

09 fev de 2017, por OKBR

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É muito grave o sumiço de informações públicas no âmbito das instituições democráticas. Essa situação compromete a transparência e o acesso à informação, elementos essenciais da democracia.

Um fato recente, que traz à tona a nossa preocupação em relação a esse cenário, chamou a atenção não só nossa, mas de diversas organizações, lideranças sociais e da mídia: na quarta-feira, 25/01, primeiro dia do retorno aos limites maiores de velocidade nas Marginais Pinheiros e Tietê, identificamos que várias notícias sobre a queda nos acidentes de trânsito vinculados à política de redução da velocidade nas vias da cidade saíram do ar no site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Segundo texto publicado no Estadão no mesmo dia à noite, de acordo com os autores Bruno Ribeiro e Fabio Leite, a gestão João Doria (PSDB), questionada sobre os motivos de as notícias não estarem mais acessíveis, não apresentou justificativas, dizendo apenas que “todas as informações objetivas sobre os eventos no trânsito da cidade de São Paulo continuam disponíveis no site da CET”.

Soma-se ao fato a recente mudança de metodologia de registro de incidentes de trânsito divulgada pela Prefeitura de São Paulo com a adoção do InfoSiga em substituição aos dados da própria CET, dias após constatada a retirada dos dados do ar. Com essa alteração, passa a não existir mais uma base de comparação a longo prazo como era a da CET e passa a ser adotada uma metodologia nova para monitoramento de uma questão que vem levantando tantas discussões e que precisa de série histórica para realizar análises e pesquisas.

Independentemente do que motivou tais atitudes da Prefeitura, é essencial que todas as informações sejam confiáveis e estejam 100% disponíveis e acessíveis aos cidadãos e cidadãs.

Publicações retiradas do site da CET

É possível acessar os textos pelo Google, por meio do acesso a páginas em cache salvas pelo buscador.

  • Nos links abaixo, a mensagem que apareceu foi: The resource you are looking for has been removed, had its name changed, or is temporarily unavailable.

http://www.cetsp.com.br/noticias/2015/09/03/acidentes-com-vitimas-caem-27-nas-marginais-apos-reducao-da-velocidade-maxima.aspx

http://cetsp.com.br/noticias/2015/07/08/menor-velocidade-nas-marginas-e-em-vias-da-zona-leste-de-sao-paulo-tem-como-objetivo-reduzir-indice-de-acidentes-e-mortes-no-transito.aspx

http://cetsp.com.br/noticias/2015/07/08/menor-velocidade-nas-marginas-e-em-vias-da-zona-leste-de-sao-paulo-tem-como-objetivo-reduzir-indice-de-acidentes-e-mortes-no-transito.aspx

http://cetsp.com.br/noticias/2015/07/08/menor-velocidade-nas-marginas-e-em-vias-da-zona-leste-de-sao-paulo-tem-como-objetivo-reduzir-indice-de-acidentes-e-mortes-no-transito.aspx

http://cetsp.com.br/noticias/2015/07/08/menor-velocidade-nas-marginas-e-em-vias-da-zona-leste-de-sao-paulo-tem-como-objetivo-reduzir-indice-de-acidentes-e-mortes-no-transito.aspx

http://www.cetsp.com.br/noticias/2016/01/29/cet-implanta-reducao-de-velocidade-maxima-em-trecho-da-marginal-tiete.aspx

http://cetsaopaulo.blogspot.com.br/2015/09/acidentes-com-vitimas-caem-36-nas.html (A página que você está procurando neste blog não existe.)

http://www.slideshare.net/main/private_slideshow?path_to_redirect_at=https%3A%2F%2Fwww.slideshare.net%2FCETSaoPaulo%2Fcet-balano-do-impacto-da-reduo-do-limite-de-velocidade-nas-marginais (This uploaded file has been marked private by the author. Sorry!)

Obs.: Estes são resultados de uma busca informal no Google de links do site da CET, relacionados ao assunto das velocidades nas marginais. Entretanto, não sabemos quando foram realizadas.