A Open Knowledge Brasil e o Observatório Social do Brasil (OSB) agora são parceiros! Realizada em janeiro deste ano, a parceria tem o objetivo de fortalecer o projeto Gastos Abertos, impulsionando a atuação de cidadãos no Brasil e, assim, impactar e fortalecer a transparência das finanças municipais nos meios digitais.
“Estamos começando uma troca de conhecimentos sobre experiências entre ambos os times para que possamos ter os melhores instrumentos e efetivar os objetivos de cada iniciativa”, conta Thiago Rondon, coordenador do Gastos Abertos.
Uma das ações práticas é a construção de documentos técnicos para fortalecer a atuação dos líderes do Gastos Abertos para a implementação do portal de transparência das cidades brasileiras com os dados referentes ao orçamento público. “Além disso, vamos compartilhar os nossos resultados e sugerir também para que os observatórios sociais espalhados por diversas cidades brasileiras possam ter documentos e técnicas para o uso de plataformas de software livre de uma maneira mais estruturada”, completa Thiago.
A falta de transparência dos dados públicos e a dificuldade de acesso às informações desestimulam a participação do cidadão nos destinos da sua cidade. A união do OSB com a Open poderá gerar soluções inovadoras. De acordo com Ney Ribas, presidente do OSB “é tudo que buscamos: gerar eficiência na gestão pública, a partir do monitoramento das contas e da participação dos cidadãos”. Com novas ferramentas de inteligência, esse trabalho poderá ser potencializado e disseminado Brasil afora.”