Governo federal retrocedeu, deixando de atualizar boletim epidemiológico e com painel sobre vírus respiratórios fora do ar. SP e RJ concentram metade das mortes no país, perderam pontos nesta semana e estagnaram na categoria “Bom” há três avaliações.
→ Governo federal voltou ao nível “Médio”, com 57 pontos. |
→ Desde a última semana, dobrou a proporção de estados que divulgam a quantidade de testes disponíveis. Taxa passou de 4% a 36% desde o primeiro boletim. |
→ Com as melhorias implementadas pelo Acre, já não há mais nenhum estado na categoria “Baixo” do ranking de transparência. |
→ Proporção de estados que não atingiram a categoria “Alto” ou “Bom” agora é de 36%. Taxa era de 90% na primeira avaliação. |
→ Microdados já estão disponíveis em 12 estados, mas ainda em graus de detalhamento e padrões bastante distintos. OKBR disponibilizou sugestão de template para apoiar os gestores na publicação de microdados. |
Na sexta ediçao do boletim da covid-19, os destaques vão para os estados de SP e RJ, que juntos concentram metade dos óbitos por Covid-19 confirmados no país, e que estão estagnados quanto a transparência dos seus dados sobre a pandemia. Desde a segunda semana de avaliação, os estados permanecem na categoria “Bom” – que vai de 60 a 79 pontos. Com isso, São Paulo tem agora à sua frente no ranking outras 15 unidades da federação. O estado ainda não abriu seus microdados e segue divulgando apenas dados agregados por cidade, sem detalhamento dos casos nem atualização da ocupação de leitos hospitalares ou da quantidade de testes.
O Rio de Janeiro também impõe dificuldades para quem necessita utilizar os dados do estado. Com um painel de dados em constante modificação e uma base de microdados confusa e remoção de dados sem explicação.
Neste boletim, o Governo Federal volta ao nível “Médio” de transparência, despencando cinco posições no ranking. A União não registrou nenhum avanço ou retrocesso significativos na disponibilização de dados nacionais de Covid-19 até o presente momento.
Entre o motivos para a queda destes estados e do governo federal no ranking, está o avanço dos demais estados, notadamente pelo aumento da publicação de microdados. Veja o cenário atual no mapa abaixo:
Confira abaixo a evolução de cada estado em comparação com avaliação realizada na semana anterior. A quinta rodada de avaliações foi feita a partir dos dados disponíveis na noite de 6 de maio.
A 7ª avaliação está prevista para o próximo dia 14 de maio.
Downloads:
#6 Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19
Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.
Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.
Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br