Na terceira avaliação, categoria de infraestrutura de saúde, que inclui testes e leitos, foi a que mais subiu; 50% das cidades agora têm nível ‘Bom’ ou ‘Alto’
→ ITC-19 das capitais chega à terceira rodada da avaliação com 13 cidades no nível “Bom” ou “Alto” (50%); na primeira edição, eram 11 (42%).
→ Se o ritmo rumo ao topo do ranking ainda é lento, o avanço maior aconteceu nas categorias mais críticas: dez cidades estavam na categoria “Baixo” ou “Opaco”, e hoje apenas cinco figuram nesses níveis.
→ A dimensão que mais avançou nesta avaliação foram os dados de infraestrutura da saúde, que inclui informação sobre leitos e testes: houve, em média, 50% de incremento nesses itens.
→ Ainda assim, a infraestrutura de saúde segue sendo a categoria com menor taxa de cumprimento pelas prefeituras; a maior dificuldade está na informação sobre testes disponíveis, que é apresentada por apenas uma a cada quatro capitais.
O 3º Boletim do Índice de Transparência da Covid-91 nas Capitais destaca a melhoria das cidades na parte inferior do ranking e a evolução dos dados de infraestrutura de saúde nas capitais brasileiras. Apesar de a maioria das capitais ainda apresentar dificuldades (metade delas ainda não alcançou os níveis satisfatórios de transparência), nesta terceira rodada, restam 5 cidades nos níveis “Baixo” ou “Opaco” – metade em relação a primeira rodada.
INFRAESTRUTURA DE SAÚDE
O outro destaque da edição foi registrado nas informações de infraestrutura de saúde. Mesmo com o avanço médio de 50% nos quesitos, essa dimensão ainda é a menos atendida na avaliação. O caso mais crítico é o conjunto de dados sobre testagem. Apenas quatro cidades divulgam a informação completa sobre quantos testes possui em estoque e outras seis informam ao menos a quantidade de testes rápidos. Veja, no gráfico abaixo, o nível de atendimento de cada um dos quesitos.
Confira abaixo o gráfico de evolução das capitais em cada categoria entre as duas últimas rodadas de avaliação.
A terceira rodada de avaliações das capitais foi feita a partir dos dados disponíveis em 12 de agosto.
A próxima avaliação da transparência das capitais está prevista para o dia 28 de agoto. Na semana que vem você confere a quarta rodada de avaliação do ITC-19 2.0 sobre os estados.
Downloads:
#3º Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19 2.0
Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.
Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.
Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br