Criado em 2018 no âmbito das atividades da Operação Serenata de Amor, o Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica é um dos três eixos de atuação da Open Knowledge Brasil, junto à Escola de Dados e ao Programa de Advocacy e Pesquisa.
Utilizando tecnologias abertas para promover o controle social por meio do engajamento cívico, o Programa busca fomentar a participação ativa da sociedade brasileira no processo político. Atualmente, a equipe se dedica a desenvolver o projeto Querido Diário, uma plataforma que irá integrar os diários oficiais municipais brasileiros dando acesso aberto ao conteúdo das publicações e possibilitando o cruzamento de informações para facilitar a fiscalização do poder público na esfera em que as decisões afetam mais diretamente a vida dos cidadãos.
Para ampliar o alcance das atividades do Programa, a equipe também conta com a atuação da rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica, um time de voluntários dos mais diversos perfis espalhados pelo Brasil que contribuem com discussões relevantes e organizam eventos que levam os temas para o nível local.
Além disso, fazem parte das iniciativa lideradas ou integradas por este eixo os projetos Perfil Político, Parlametria, Vítimas da Intolerância, Queremos Saber e Justa.
Todos os projetos disponibilizam seus códigos fonte e utilizam ferramentas open source desde a concepção. Dessa forma, o Programa mantém a transparência de suas atividades e fomenta a contribuição direta da comunidade de tecnologia brasileira.