Ferramenta de código aberto permite fiscalizar informações de governos e ajuda a desenvolver novos negócios
Nesta semana, a Open Knowledge Brasil, por meio da Escola de Dados, está começando um curso inédito no país sobre o CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network), a maior solução de código aberto para catalogar e disponibilizar informações, com o objetivo de melhorar as práticas de transparência e publicação de dados abertos no país.
A ferramenta funciona como um repositório de elementos que alimenta hubs e portais e simplifica a publicação, o compartilhamento e a utilização de base de dados mundo afora. Em outras palavras, o CKAN é um sistema de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, mas para dados, em vez de páginas e posts em blogs.
O curso “Publicadores: gerenciando dados abertos com o CKAN”, de 1 a 29 de setembro, terá aulas ao vivo e gravadas e será composto por atividades práticas, leituras e vídeos complementares. “O curso prático guiará estudantes na criação de uma instância do CKAN, além de apresentar as formas de publicação de dados da plataforma. Essa ferramenta é um excelente recurso para a administração pública brasileira e até mesmo para organizações do terceiro setor”, diz Murilo Machado, gerente Administrativo-Financeiro da OKBR.
A plataforma CKAN permite aos usuários encontrar os materiais de forma simplificada através de mapas, gráficos e tabelas. “Para a abertura de dados é fundamental usar uma ferramenta robusta, de código aberto e com uma comunidade ativa, como o CKAN. Fomentar a cultura de abertura de dados é também estimular o conhecimento aberto em todos os âmbitos”, afirmou Ana Cecília Vieira, analista de dados e instrutora do curso.
A ferramenta se destina aos profissionais responsáveis por disponibilizar informações à sociedade, o que abrange um público de desenvolvedores, jornalistas, pesquisadores, ONGs ou qualquer pessoa interessada no tema. O sistema de código aberto já é usado por vários governos do mundo – Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália, México e Prefeituras de São Paulo e do Recife.
“O CKAN é o sistema de repositórios de dados mais usado mundialmente. É gratuito e tem seu código livre, o que significa que, se necessário, sua equipe poderá modificá-lo sem depender de terceiros, garantindo sua soberania tecnológica”, explica Vitor Baptista, mestre em computação pela UFPB e instrutor do curso.
Ainda dá tempo de se inscrever no curso ‘Publicadores: gerenciando dados abertos com o CKAN’. Clique aqui para obter mais informações e venha aprender com a gente!