Livros digitais da OKBR tiveram mais de 46 mil acessos nos últimos 12 meses; conheça e baixe

25 nov de 2022, por OKBR

Compartilhar

Publicações são gratuitas e abordam temas como governança de dados, análise de dados educacionais, introdução a dados geoespaciais e dicas para o trabalho com dados, do zero à prática 

A Open Knowledge Brasil (OKBR) atua para democratizar o conhecimento e o acesso a dados. Pensando nisso, a organização mantém uma biblioteca digital com seis e-books que abordam o tema, todos gratuitos e disponíveis para download. Nos últimos 12 meses, as publicações tiveram mais de 46 mil acessos, e a página foi a mais visualizada do site. 

“Os livros resumem o conteúdo dos cursos e apresentam caminhos para que as pessoas possam percorrer uma trilha própria de aprendizagem, no tempo que for melhor para elas”, explica Fernanda Campagnucci, diretora executiva da OKBR. 

Além de conteúdos didáticos, algumas das publicações também contextualizam o trabalho da organização e sistematizam boas práticas. . Exemplo disso é a publicação “Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil” fez um monitoramento de informações sobre a crise sanitária no país e incluiu um panorama de como a iniciativa da OKBR impactou outras áreas, do poder público e da sociedade civil.

Há ainda materiais introdutórios sobre dados espaciais, conteúdos para gestores públicos que desejam aplicar o conhecimento sobre dados em suas esferas de trabalho e guias práticos destinados a profissionais e estudantes de educação, em especial no jornalismo e na produção de conteúdos para organizações da sociedade civil. 

Conheça as publicações: 

“Geodados: uma introdução gentil”

Este e-book adapta para a realidade brasileira introduções e tutoriais produzidos pela rede internacional da School of Data, o programa educacional da Open Knowledge Foundation, cobrindo os fundamentos básicos de QGIS, Open Street Maps e dados espaciais, a partir de exercícios práticos.

“Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública”

Esta é a publicação digital do conteúdo do curso “Análise de Dados Educacionais”. A formação buscou ampliar a capacidade de obtenção e análise de dados de gestores públicos da área de educação, competência essencial para a melhoria das políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas de caráter pedagógico que podem ser desenvolvidas a partir dos dados de avaliação.

“Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil”

“Emergência dos Dados” apresenta o histórico do ITC-19, que monitorou a disponibilidade de dados e informações sobre a crise sanitária em estados, capitais e União entre abril de 2020 e outubro de 2021. A publicação relata também os impactos da iniciativa em outras áreas do poder público, pautando decisões judiciais e projetos de lei, e diferentes setores da sociedade civil, da imprensa à academia. 

“Publicadores de dados: da gestão estratégica à abertura”

“Publicadores de dados” é um guia sintético para a abertura de dados no setor público. Suas páginas conduzem leitores(as), passo a passo, por uma trilha que começa no pensamento estratégico e termina com a abertura de dados e sua inserção e engajamento no ecossistema dos dados abertos. O conteúdo sintetiza os principais conceitos e tecnologias envolvidos no processo de abertura de dados, além de apontar exemplos reais e referências sobre o tema.

“Fluxo do trabalho com dados: do zero à prática”

É um guia prático destinado a profissionais e estudantes interessados em trabalhar com dados no campo da comunicação, em especial no jornalismo e na produção de conteúdos para organizações da sociedade civil. O guia é baseado no fluxo de trabalho com dados (data pipeline), uma metodologia desenvolvida pela rede da Escola de Dados internacionalmente, que aborda todas etapas do trabalho, da definição das questões à visualização dos dados.

“Manual do jornalismo de dados 2: rumo à uma prática crítica dos dados”

A segunda edição do manual de jornalismo de dados visa a promover o pensamento crítico em torno do jornalismo de dados na produção de reportagens. A publicação apresenta reflexões sobre temas atuais e explora as possibilidades de se trabalhar com dados abordando assuntos como mudança climática, sexismo, racismo, injustiça algorítmica e autoritarismo.

➡️ Acesse a nossa página de publicações para fazer o download!
Clique aqui.