Inovação Cívica

Plataforma que amplia acesso a diários municipais já reúne atos que afetam 46 milhões de pessoas

01 dez de 2022, por OKBR

Compartilhar

O “Querido Diário”, iniciativa de código aberto da Open Knowledge Brasil, atingiu a marca de 52 cidades em todas as regiões do país; painel permite acompanhar a expansão da ferramenta  

Mais de 45 milhões de pessoas podem consultar os diários oficiais de seus municípios no Querido Diário, primeira plataforma aberta que facilita a busca nos documentos. Este mês, o projeto chegou à marca de 52 cidades, impactando um quinto da população brasileira (21%). O site já oferece mais de 150 mil edições de diários oficiais e é atualizado diariamente. Em comemoração à meta atingida, foi lançado um painel de monitoramento com informações relativas às cidades, que permite acompanhar sua distribuição geográfica, impacto populacional, classificação, entre outros filtros. 

Desenvolvido pela Open Knowledge Brasil (OKBR), o Querido Diário busca ampliar o acesso a informações sobre a gestão das cidades. “As políticas municipais são as que mais afetam a vida das pessoas, mas também são as menos transparentes”, explica Fernanda Campagnucci, diretora executiva da OKBR.  “Com o Querido Diário, já é possível pesquisar e monitorar temas de interesse de 52 cidades em um só lugar, além de integrar os dados abertos com outras iniciativas e ferramentas”, comemora Fernanda. 

A iniciativa conta com ampla colaboração da comunidade de tecnologia, o que permite atingir um maior número de cidades. Nos últimos meses, três eventos contribuíram para a expansão do Querido Diário: a Hacktoberfest, que celebra a contribuição a projetos de código aberto no mês de outubro, e as sprints realizadas na Python Brasil e na Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br).

Os principais objetivos desses esforços colaborativos foram mapear os locais de publicação e produzir os chamados “raspadores” – robôs que coletam informação na Internet – para sites de diários oficiais de municípios localizados na região da Amazônia Legal, que envolve nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Cobertura de municípios

O Querido Diário já está presente em todas as regiões do país. O Nordeste contempla o maior número de cidades cadastradas com 17 municípios. A população impactada nessa região é de aproximadamente 11 milhões de pessoas. O ranking é seguido pelo Sudeste (16 municípios e 17,2 milhões de pessoas), Norte (7 municípios e 5,3 milhões de pessoas), Centro Oeste (6 municípios e 7 milhões de pessoas) e Sul (6 municípios e 5,3 milhões de pessoas). 

São mais de 150 mil arquivos armazenados no Querido Diário, com todo o histórico dos diários oficiais que as prefeituras já publicaram. Os mais antigos são da década de 1960, como Goiânia (GO) e Cuiabá (MT). Quando uma nova cidade é incluída na plataforma, todo o histórico que está disponível naquele momento é armazenado, e a partir daí os robôs do Querido Diário passam a atualizar as novas edições diariamente.

O foco inicial do projeto são as cidades com mais de 100 mil habitantes, mas o plano é escalar rapidamente nos próximos dois anos. “Temos firmado parcerias com universidades e grupos de pesquisa para resolver desafios técnicos e aprimorar a plataforma, inclusive com uso de inteligência artificial”, explica Giulio Carvalho, coordenador de Inovação Cívica da OKBR.

Apoio

Com a colaboração da comunidade, o Querido Diário  já construiu robôs para coletar os diários oficiais de mais de 2 mil cidades, mas ainda precisa de apoio para cobrir os custos de incluí-las na sua infraestrutura e manter a rotina de atualização. Veja as metas programadas para o Querido Diário e contribua para a expansão do projeto. O Querido Diário também possui parceiros institucionais, que contribuem com diferentes frentes. A primeira fase do projeto teve apoio do programa  EmpatIA, mantido pela Iniciativa Latino-Americana de Dados Abertos (ILDA) e com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Aliança entre Fundação Lemann e Imaginable Futures apoia a expansão do Querido Diário e o desenvolvimento de ferramentas de busca e análises sobre o tema das tecnologias na educação, iniciativa que deve ser lançada em breve.