Advocacy e Pesquisa

‘Querido Diário: Tecnologias na Educação’, da Open Knowledge Brasil, permitirá monitorar tema em municípios

09 mar de 2023, por OKBR

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Ferramenta será lançada em 21/3 e contará com explorador de atos públicos, filtros temáticos e análises periódicas

Quais tecnologias estão sendo adotadas nas redes municipais de ensino? Em quais cidades? Quem fornece esses recursos e de que forma eles se relacionam com as políticas educacionais e estratégias pedagógicas dessas redes? Buscando explorar questões como essas e ampliar a compreensão e a visibilidade sobre como municípios vêm adotando tecnologias em suas redes de ensino, a Open Knowledge Brasil lança, em 21 de março, o “Querido Diário: Tecnologias na Educação.” 

A ferramenta permitirá monitorar as ações das prefeituras no tema por meio das informações publicadas diariamente em seus Diários Oficiais. Fruto de uma parceria com a Aliança Fundação Lemann & Imaginable Futures, ela possibilitará realizar pesquisas em atos públicos, como contratações e normas, previamente identificados como relacionados a assuntos como conectividade, robótica, gestão e aprendizagem. Além das consultas, será possível criar alertas para receber por e-mail atualizações sobre assuntos de interesse. 

De acordo com dados do Censo Escolar 2022, a rede municipal de ensino concentra quase metade (49%) das matrículas da educação básica no Brasil, atendendo cerca de 23 milhões de estudantes, em sua maioria crianças e adolescentes. Apesar do papel central nas políticas educacionais, as capacidades dos municípios tendem a ser menores quando comparadas aos outros entes, o que vemos refletido, por exemplo, em políticas de transparência e integridade mais frágeis e em recursos técnicos e financeiros mais restritos para a realização de contratações complexas — como aquelas envolvendo tecnologias. 

Nesse contexto desafiador de gestão e seguindo uma tendência social mais ampla, a incorporação de tecnologias no ambiente educacional vem crescendo cada vez mais, o que abre novas discussões sobre acesso e qualidade de ensino, uso de recursos públicos, desigualdades e a necessidade de resguardar direitos fundamentais, como a privacidade. 

“Nosso maior desafio no monitoramento de políticas públicas está no nível municipal, não só pelas limitações mais profundas no acesso à informação, mas pela quantidade de cidades que o Brasil tem. O “Querido Diário: Tecnologias na Educação” dará condições para o acompanhamento desse tema tão urgente de forma contínua e em uma escala que não seria possível manualmente“, aponta a coordenadora de Advocacy e Pesquisa da OKBR, Danielle Bello.

Para isso, será usada a inteligência do Querido Diário — uma ferramenta que reúne os Diários Oficiais de municípios brasileiros em um só lugar, simplificando o acesso a informações públicas e, com isso, favorecendo a transparência, a participação, o controle social, o monitoramento de políticas públicas e o combate à corrupção. Atualmente, a plataforma conta com 66 cidades, 20 delas capitais. Isso quer dizer que mais de 47 milhões de pessoas podem consultar os diários oficiais de onde moram em formato aberto e amigável. Mas esse número deve crescer consideravelmente ao longo de 2023, com as melhorias em curso na infraestrutura do Querido Diário.

“Esse lançamento é um passo muito importante na construção do Querido Diário. Hoje, já são dezenas de municípios com seus Diários Oficiais ‘libertos’ e uma quantidade enorme de dados disponibilizados”, explica o coordenador de Inovação Cívica da OKBR, Giulio Carvalho. “Nos próximos meses, serão centenas, e um pouco mais a frente, milhares de cidades. Esse filtro temático será essencial para viabilizar que quem tem interesse no tema possa explorá-lo em meio a tantas informações”, completa.

Análises periódicas

No contexto do “Querido Diário: Tecnologias na Educação”, também haverá uma série de análises e estudos de caso produzida pela equipe de especialistas em políticas públicas e tecnologias da OKBR sobre tendências, novidades e iniciativas relacionadas ao tema que merecem atenção, positivamente ou não. A primeira análise, com um panorama sobre a implantação de tecnologias na educação dos municípios a partir do período da pandemia de Covid-19 estará disponível a partir do lançamento da plataforma. 

Com esse conjunto de recursos, o projeto pretende criar uma base de conhecimento comum e acessível a equipes de gestão, pessoas pesquisadoras e quaisquer interessadas e apontar caminhos para uma gestão de tecnologias na educação mais transparente e acessível. 

Serviço

Live: Lançamento Público da Plataforma “Querido Diário: Tecnologias na Educação”
Quando: 21 de março, terça, às 19h00
Onde: Canal do YouTube da Open Knowledge Brasil
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