Mecanismo alerta comunidade da OKBR no Discord, possibilitando acompanhamento mais minucioso
Governo aberto, direitos digitais, segurança pública e tecnologia. Toda vez que uma das 88 prefeituras integradas ao Querido Diário adota alguma medida relacionada a esses temas, a comunidade da Open Knowledge Brasil no Discord recebe um alerta que possibilita um monitoramento automatizado das palavras-chave nos respectivos Diários Oficiais.
A funcionalidade cobre quatro áreas e suas respectivas palavras-chave: 1. Governo aberto (dados abertos e governo aberto), 2. Direitos digitais (Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados e LGPD ), 3. Segurança pública (reconhecimento facial) e 4. Tecnologia (engenharia de dados, ciência de dados, código aberto, software livre e transformação digital).
“Essa funcionalidade disponibiliza o trecho do documento em que a palavra é citada, assim como o link para download do Diário Oficial em que foi publicado. Isso permite olhar a menção com atenção para observar e questionar tal medida, se for o caso”, explica Rebeca Almeida, gestora de comunidade de Inovação Cívica da OKBR.
Além de aprimorar o funcionamento do Querido Diário, a ferramenta contribui com outras iniciativas da entidade. É o caso do alerta para busca do termo ‘reconhecimento facial’, que também contribui com a campanha ‘Tire meu rosto da sua mira’. A iniciativa mobiliza a sociedade civil em prol do banimento total do uso das tecnologias digitais de reconhecimento facial na segurança pública, diante das evidências de seu uso abusivo e pouco transparente.
Formada por 1.108 membros, a comunidade da OKBR no Discord está aberta a novas sugestões de palavras-chave para compor o alerta. O objetivo é expandir a funcionalidade para além do Discord, como, por exemplo, aplicativos de mensagem como Telegram ou para redes sociais como Twitter.