Aula com conceitos e ferramentas básicas para o trabalho com dados fez parte do programa Power Trackers, do Centre for Investigative Journalism (CIJ)
No início deste mês, a coordenadora da Escola de Dados, Jamile Santana, participou de uma aula com jornalistas e comunicadores locais de Angola e Moçambique. A iniciativa fez parte do programa Power Trackers, financiado pelo Centre for Investigative Journalism (CIJ).
A aula integrou o módulo 2 do programa, intitulado “Contar histórias com dados“. Nela, Jamile apresentou em cerca de uma hora conceitos e ferramentas básicas para o trabalho com dados.
Em seguida, o jornalista Omardine Omar, do jornal Carta de Moçambique, contou como apurou os dados de uma investigação que mostrou uma perda de U$793 milhões no comércio ilegal de madeira para a China.
“Foi uma turma bem participativa, fizeram muitas perguntas e ao final, quiseram falar um pouco sobre a realidade local com relação a produção de dados: não há transparência, há demora na compilação e divulgação dos dados por parte dos governos e muita influência política. Mas dá até gosto de conversar com eles, porque são profissionais que acreditam muito no jornalismo, já ficaram pensando em várias possibilidades de pautas com dados locais”, contou Jamile.
A coordenadora da Escola de Dados também falou um pouco sobre os projetos brasileiros de geração cidadã de dados e como eles têm ajudado jornalistas e cidadãos a contrapor discursos e denunciar a falta de qualidade de dados públicos no Brasil.