Parceria entre OKBR e município de Curvelo (MG) ampliará ações de governo aberto

19 jul de 2024, por OKBR

Compartilhar

Plano de trabalho prevê desenvolvimento de um portal de dados abertos com CKAN, além de cursos de formação e revisão de normativos de governo digital

 

A Open Knowledge Brasil (OKBR) acaba de firmar Termo de Colaboração com a Prefeitura de Curvelo (MG), visando apoiar o fortalecimento da política de governo aberto do município. 

A parceria tem como objetivos principais organizar e publicar as principais fontes de dados do município, além de capacitar as pessoas servidoras municipais quanto ao processo de publicação de informações públicas. Ela também prevê a implementação do CKAN, solução tecnológica em código aberto amplamente utilizada por governos de todo o mundo para a publicação de dados abertos. 

Com duração prevista de 8 meses, o projeto faz parte da iniciativa de transparência ativa da Prefeitura, liderada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento e que envolve diretamente outras áreas, como Administração, Obras, Educação, entre outras. 

O CKAN

Desenvolvido pela Open Knowledge Foundation, o CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network) é o sistema de gerenciamento de dados de código aberto mais utilizado no mundo para a publicação e o compartilhamento de dados. Ele é um bem público digital usado por países como Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Alemanha, México e Brasil, além de ser utilizado por diversos governos estaduais e municipais. A ferramenta também é recomendada pelo Portal Brasileiro de Dados Abertos, pois seu uso permite a integração direta com o portal dados.gov.br

O CKAN permitirá a publicação das bases de dados de Curvelo, possibilitando que cidadãos realizem buscas por conjunto de dados a partir de temas ou secretarias específicas, pré-visualizem bases de dados em planilhas ou mapas simples, e façam download de arquivos contendo as bases de dados completas. A ferramenta ainda conta com uma API pública, permitindo o uso automatizado dos dados publicados pelo município.

Nos últimos anos, a OKBR se especializou na implementação do CKAN, oferecendo essa possibilidade a diversos órgãos públicos brasileiros tanto por meio do desenvolvimento da própria plataforma quanto da capacitação de servidores para atualização e manutenção da ferramenta”, afirma Murilo Machado, diretor de operações da OKBR.

Conheça mais sobre o eixo Parcerias e Serviços da OKBR

 

Etapas do projeto

O projeto prevê uma série de atividades técnicas a partir da identificação e da organização das fontes de dados do município. Serão desenvolvidas ferramentas capazes de automatizar rotinas, filtrando e transformando os dados direto de suas fontes para publicação estruturada.

Em seguida, a equipe técnica da OKBR implementará o CKAN e uma plataforma de visualização de dados geográficos, que permitirá a visualização em mapa, por diferentes camadas, de informações geolocalizadas do município, como escolas, pontos de transporte público e estabelecimentos de saúde, por exemplo. Todas as tecnologias serão desenvolvidas em código aberto e com transferência de conhecimentos para a Prefeitura.

“A ideia é proporcionar autonomia ao município quanto às ferramentas e tecnologias desenvolvidas no escopo do projeto”, diz Milena Coimbra, analista de Advocacy e Pesquisa da OKBR.


O plano ainda prevê o apoio na elaboração da regulamentação municipal quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (
LGPD, Lei nº 13.709/2018) e à Lei de Governo Digital (Lei 14.129/2021). A OKBR apoiará na redação das minutas, além de promover um processo participativo de consulta pública online com o objetivo de receber contribuições e sugestões. Também está prevista uma série de treinamentos de pessoas servidoras públicas do município que atuam em toda a trilha percorrida pelos dados, desde a gestão estratégica até sua publicação.

 

Exemplo a ser seguido

A parceria foi firmada por meio de um Termo de Colaboração, instrumento previsto pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) (Lei 13.019/2014), que uniformiza as regras e parâmetros para celebração de parcerias entre o poder público e as OSCs, trazendo segurança jurídica para essa relação.

“A parceria entre a OKBR e a Prefeitura de Curvelo ajuda a desmistificar a ideia de que abrir dados de forma sistemática e adotar processos participativos é muito oneroso para o poder público e que só é viável para cidades grandes. O sucesso desse projeto em Curvelo, uma cidade de 80 mil habitantes, só corrobora com o que advogamos historicamente: havendo vontade política, os dados abertos ajudam a fortalecer a transparência pública, e as ferramentas open source são as melhores do ponto de vista da sustentabilidade econômica e manutenção técnica”, avalia Haydée Svab, diretora-executiva da OKBR. 

“Além disso, trata-se de uma contratação via MROSC, o que mostra o quanto este instrumento pode ser importante na relação governo – sociedade civil. Esperamos ver esse movimento surgindo em outras cidades e estamos aqui para apoiá-las”, completa.