Anúncio e premiação dos projetos vencedores aconteceu durante o América Aberta, em Brasília (DF), no dia 05/12; saiba mais
Os quatro projetos vencedores da 6ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados foram divulgados na última quinta-feira (dia 5/12), durante a cerimônia de premiação, que aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília (DF). O anúncio fez parte da programação do América Aberta, maior encontro de dados abertos da América Latina e do Caribe.
Na abertura da cerimônia, Jamile Santana, coordenadora da Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil que realiza o Prêmio, explicou o objetivo da premiação e o que ela significa:
“O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados celebra essa habilidade única de transformar números em narrativas, gráficos em entendimento e, sobretudo, dados em impacto social. É um reconhecimento ao trabalho incansável dos profissionais que vão além do óbvio, que analisam, cruzam, interpretam e tornam compreensível o que é complexo, fortalecendo o direito à informação e a nossa democracia”, disse.
Os quatro projetos vencedores ganharam R$ 2,5 mil em dinheiro, além de uma bolsa de estudos integral para curso de curta duração de Gestão e Políticas Públicas no Insper e uma bolsa de estudos da Curso-R, a ser utilizada para os cursos online de dashboards ou de webscraping.
Além dos vencedores, também houve uma menção honrosa, “pelo ineditismo do tema, impecável análise das informações e compartilhamento da metodologia”, explicou Jamile.
Conheça-os abaixo.
Vencedores da 6ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados
Categoria Dados abertos:
Mapa Nacional da Violência de Gênero (Gênero e Número, Instituto Avon e Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal)
Categoria Inovação:
Caminhos da alimentação: o que chega à mesa das mulheres negras (Gênero e Número)
Categoria Investigação:
Dossiê Seguro Agrícola (Repórter Brasil)
Categoria Visualização:
Panorama das Favelas de São Paulo (Agência Mural de Jornalismo das Periferias)
Menção honrosa:
71% dos sítios arqueológicos em florestas na Amazônia Legal estão sob áreas desmatadas (InfoAmazonia)
O Prêmio
O Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados é uma iniciativa inédita criada para incentivar a excelência no uso de dados por jornalistas para questionar, analisar e investigar as questões que afetam a sociedade brasileira. Ele é realizado pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil, e com apoio do Insper e da Curso-R.
Nesta 6ª edição, foram recebidos 143 projetos. Eles foram analisados por uma equipe de 17 jurados e juradas convidados(as), que levaram em consideração a originalidade, relevância, replicabilidade e precisão dos projetos inscritos para chegar em 12 finalistas.
É possível saber mais sobre os bastidores dos 12 projetos finalistas nos vídeos de apresentação disponíveis em: https://premio.jornalismodedados.org/edicoes/2024/