Confira o relatório final do América Aberta

24 abr de 2025, por OKBR

Compartilhar

Documento traz detalhes sobre a organização e a produção do evento, que foi realizado pela Open Knowledge Brasil, Controladoria-Geral da União e outras organizações nacionais e internacionais

 

Entre 3 e 6 de dezembro de 2024, o Brasil recebeu, pela primeira vez, o América Aberta, maior encontro de dados abertos da América Latina. O evento reuniu cerca de 1,2 mil participantes de 32 países em Brasília para discutir sobre transparência, acesso à informação, governo aberto, participação social, colaboração entre governo e sociedade, tecnologias cívicas, jornalismo de dados e defesa dos direitos humanos e digitais. 

O América Aberta foi realizado sob a coordenação de uma Comissão Organizadora Local, integrada pela Open Knowledge Brasil, pela Controladoria-Geral da União, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo, além de um comitê de organizações internacionais. 

Todos os detalhes de como o América Aberta foi produzido e organizado estão disponíveis no seu relatório final. O documento detalha o propósito, a organização e a estrutura do evento e traz pontos relacionados aos avanços, às avaliações e às lições aprendidas ao longo desta edição do América Aberta, além de servir como um manual ou guia de organização para futuras edições.

“Organizar e viabilizar um evento de tamanha importância como este não apenas foi uma missão gratificante para todas as organizações envolvidas, como também reforçou o compromisso brasileiro e regional com a pauta de transparência e governo aberto. A reunião de especialistas, líderes, gestores públicos e representantes da sociedade civil proporcionou um ambiente oportuno para o fortalecimento de políticas públicas e para a construção de uma sociedade mais democrática e bem-informada, com conexões significativas entre a sociedade civil e integrantes de órgãos governamentais”, diz a introdução do documento. 

Em 2025, o América Aberta acontece entre 22 e 24 de julho na Universidad Privada Boliviana (UPB), em La Paz, na Bolívia. A OKBR segue apoiando o evento, mas não participa da organização desta edição.