Escola de Dados

400 bolsas de gratuidade para a nova edição do curso ‘Python para Inovação Cívica’

10 maio de 2023, por

Compartilhar

Qualquer pessoa pode se inscrever, porém a seleção priorizará habitantes da Região Norte do Brasil

A Escola de Dados – programa educacional da Open Knowledge Brasil – oferecerá novamente o curso online “Python para Inovação Cívica”, desta vez no contexto do programa Vozes para a Ação Climática Justa, apoiado pela Fundação Hivos. A edição ocorrerá entre os dias 19 de junho e 5 de agosto de 2023. Entre as novidades de 2023, estão as 400 bolsas de gratuidade para as pessoas participantes e o foco de participação na Região Norte do país, especialmente do território da Amazônia Legal.

Esta edição conterá 7 (sete) módulos, divididos entre aulas assíncronas e encontros ao vivo com as pessoas instrutoras nas terças e quintas-feiras de cada semana.

“Utilizar a tecnologia a favor do controle social é um dos segmentos de trabalho da Open Knowledge Brasil. O objetivo desse curso é fornecer o conhecimento para que as pessoas produzam soluções envolvendo dados a partir de suas próprias realidades”, destaca a coordenadora da Escola de Dados, Jamile Santana.

Os conteúdos serão sobre temas como análise de dados, programação, colaboração open source e impacto social, sendo este último um de seus diferenciais, visto que as pessoas participantes terão acesso a projetos reais de Inovação Cívica, de modo a incentivar sua contribuição no ecossistema de softwares de código aberto no cenário brasileiro. Ademais, também serão abordados pacotes, tabelas, variáveis e tipologia de dados, estatística (outliers, dispersão, correlação, entre outros), applygroupby, CEAP, GitHub, Querido Diário e Serenata de Amor, por exemplo.

O grupo de pessoas instrutoras é formado por Giulio Carvalho (diretor do programa de Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil), Ana Cecília Vieira (analista de dados especializada em abertura de informações governamentais e Embaixadora da rede do programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil), Lidiane Monteiro (fundadora da InspirAda na Computação e desenvolvedora de software) e Fernanda Souza (engenheira de dados e membra do PyLadies Recife).

Prazo prorrogado! Preencha este formulário para se inscrever até 12/06. As respostas às pessoas selecionadas serão enviadas até o dia 15/06.