Algumas notícias para todos os interessados na OKFn Brasil:
Eu, o Tom Zanella e o Pedro Markun estamos envolvidos nos papos sobre a criação de um capítulo da OKFN no Brasil desde o último Open Government Data Camp (novembro do ano passado), quando nos encontramos na Polônia e começamos a pensar o que poderia ser isso, junto com a equipe da OKFN global (veja um histórico).
Naquele momento, ficou combinado que a OKFn apoiaria nosso começo, garantindo que o Tom pudesse se dedicar ao projeto durante algumas horas por semana – e foi aí que criaram-se a lista, o blog e outras ferramentas de comunicação; várias conexões com instituições e pessoas; além de diversos encontros e eventos. Agora, a OKFn vai esticar um pouquinho mais esse apoio, para que eu e o Pedro também possamos nos dedicar mais ao que chamamos de “bootstrap” da comunidade aqui no Brasil o/
(Lembrando que o Tom continua fazendo parte desse pequeno grupo executivo, cujo papel é criar e implementar maneiras de dar início às atividades da OKFN por aqui – a diferença é que eu e o Pedro, que estávamos fazendo isso paralelamente, agora entramos na jogada junto com ele.)
Por isso, desde algumas semanas atrás, juntamente com o pessoal da OKFn global, estamos quebrando a cabeça para pensar formas de estruturar o capítulo OKFN-BR da forma mais aberta e efetiva possível – de um jeito que todos possam participar como quiserem, mas com pouca burocracia e muita ação. Essa discussão começou com a gente, mas na verdade ela pertence a todos os membros da comunidade, por isso estamos abrindo o plano por aqui.
Resumindo então alguns pontos da estratégia que pensamos para a comunidade e objetivos que vieram à nossa mente:
Objetivos:
- Ter mais pessoas na comunidade realizando ações concretas, de forma autônoma
- Ter alguns projetos (implementações de tecnologias) sendo gerenciados pela comunidade
- Ter mais pessoas participando da OKFn Brasil em outras cidades (além de São Paulo e Rio, onde estamos bem concentrados hoje)
- Conseguir formar um grupo ativo, que se encontra regularmente e que colabora em projetos efetivos.
E o que pensamos em fazer em prol disso é:
Estratégias:
- Comunicar formas de participar da OKFn no site
- Organizar eventos mensais (como o Pizza, Cerveja e Dados Abertos) e bimestrais (como o Papo com Dados)
- Escrever posts no blog (ou convidar pessoas a escreverem no blog) semanalmente, bem como movimentar as redes sociais
- Criar um grupo de trabalho em tecnologias livres – por enquanto estamos chamando de Grupo Tech -, que junte pessoas dispostas a estudarem formas de difundir e implementar tecnologias livres da OKFn e de outros parceiros no Brasil (logo publicaremos mais informações sobre isso)
- Divulgar em uma página de “Ferramentas” pelo menos 3 tecnologias livres que qualquer um possa instalar, como uma curadoria da OKFn-BR para tecnologias livres
- Organizar um evento tipo hackday ou hackathon em colaboração com outro capítulo da OKFn internacional nos próximos três meses
(Lembrando que isso foi só o que nós pensamos! Quem quiser empreender qualquer ação para colaborar com a OKFn Brasil, é só fazer! Basta contar suas ideias na lista de discussão.)
Para começar, a página Participe! do nosso site foi atualizada com informações de como qualquer um pode fazer parte da OKFnBrasil. Pensamos em alguns “níveis” de participação, todos eles abertos e voluntários. Resumindo, as formas de participação são mais ou menos as seguintes:
Jeitos de participar:
- Fazer parte da lista de discussão
- Participar dos eventos e encontros
- Organizar um evento ou encontro
- Colaborar ou criar projetos
- Fazer parte do Grupo Tech (um grupo de pessoas que vai criar expertise para implementar tecnologias livres no Brasil – mais informações sobre isso em breve aqui no blog)
As conversas sobre esse plano estão acontecendo na lista. Além disso, os comentários estão abertos a quem quiser dar seus pitacos!