Advocacy e Pesquisa

Após sugestão da OKBR, CGU passa a divulgar andamento de atividades do Plano de Ação da INDA

09 set de 2021, por Danielle Bello

Compartilhar

Apesar da divulgação, ação sob responsabilidade do Ministério da Economia segue com status de execução indefinido. Com avanços tímidos, apenas 15% das atividades previstas no plano, que passa a ter 40 no total, foram concluídas.  

Na última rodada de monitoramento do Plano de Ação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), realizada no início de agosto, 20% das atividades previstas para o biênio 2021-2022 estavam atrasadas. Apesar da conclusão de algumas atividades neste último mês, que eleva para seis as concluídas até o momento (15%), o percentual de atraso segue idêntico ao do mês anterior. Esta análise faz parte do monitoramento que a Open Knowledge Brasil (OKBR) vem realizando desde fevereiro, quando o novo plano foi aprovado

Parte fundamental deste acompanhamento tem sido feito a partir de pedidos via Lei de Acesso à informação (LAI), já que o canal oficial da INDA não detalhava a execução do plano por atividade — o que impede de compreender, de fato, o quanto cada uma das ações tem avançado. As fontes de informação mais detalhadas são as atas das reuniões do Comitê Gestor (CGINDA), que têm a previsão de ocorrer apenas trimestralmente.

Além de uma série de pedidos de informação, a OKBR sugeriu à Controladoria Geral da União (CGU), em julho, que passasse a divulgar na página oficial do Plano de Ação a execução detalhada por atividade, bem como documentos e materiais relacionados e os chamados “resultados verificáveis” de cada uma delas, garantindo maior transparência ao processo. Em agosto, a CGU passou a divulgar tais informações no canal, em “Informações e documentos relacionados às ações já iniciadas”. 

A despeito disso, uma das ações segue com o andamento desconhecido: a Ação 8, “Catálogo de Bases de Dados Federais”, que prevê a criação de uma ferramenta para cadastro das principais bases de dados do governo federal e está sob coordenação do Ministério da Economia (ME). A revisão do sistema versão 5.2 (Atividade 1) estava prevista originalmente para ser concluída em março, mas o prazo foi repactuado para junho na 28ª Reunião Ordinária do CGINDA (ata e apresentação). Já o material didático (Atividade 2), também previsto para março, foi apontado na mesma reunião como concluído. No entanto, o material não foi publicizado.

Um dos pedidos de informação realizados pela OKBR em julho referia-se a esta Ação 8. Apesar de ela estar sob coordenação do ME, a pasta redirecionou o pedido à CGU, justificando que a execução da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal faz parte das atribuições daquele órgão. Em resposta (24/8), a CGU reafirmou a responsabilidade do ME e declarou que também aguarda posição da Pasta, orientando a OKBR a registrar um novo pedido a ela. A nova solicitação foi realizada e aguarda retorno.

Até o momento, a seção de informações e documentos criada na página da INDA não apresenta nenhum anexo para a Ação 8. Há somente o aviso de que as informações foram solicitadas ao ME e que a CGU aguarda informe da Pasta quanto à execução. 

Atualizações

Quatro atividades tiveram seu status atualizado desde o último monitoramento promovido pela OKBR, no início de agosto. 

Com a realização da live de capacitação “Portal Brasileiro de Dados Abertos: Conhecer, Usar e Catalogar” no último 20/8, as Atividades 2 das Ações 3 e 6 foram concluídas. De acordo com a CGU, o evento contou “com mais de 600 acessos simultâneos” entre publicadores e consumidores dos dados abertos governamentais. 

No âmbito da Ação 6, a elaboração do projeto detalhado do programa continuado de orientação e capacitação em dados abertos e reúso de dados também foi concluída. O documento disponibilizado no canal oficial da INDA adiciona um evento a mais em relação ao previsto na versão revisada do Plano de Ação (junho/2021). Com isso, passam a ser quatro as capacitações a serem realizadas na Ação 6, e 40 o total de atividades previstas em todo o plano, distribuídas em 10 ações. Veja os temas e datas definidas para os eventos:

  • Live I: “O Portal Brasileiro de Dados Abertos – conhecer, usar e catalogar”. Realizada em 20/8/21.
  • Live II: “Como construir uma Matriz de Priorização e um Inventário de bases de dados”. A ser realizada em 02/12/21. 
  • Live III: “Como elaborar um PDA? – Aprendendo com as experiências dos órgãos”. A ser realizada em 09/6/22.
  • Live IV: “O reúso de dados abertos – Afinal, para o que eles servem?”. A ser realizada em 01/12/22.

Já na Ação 7, que trata da reestruturação do Portal Brasileiro de Dados Abertos, a definição das funcionalidades do novo portal foi concluída (Atividade 1). O documento, disponibilizado na página da INDA, apresenta os macrorrequisitos funcionais previstos para serem priorizados e implementados ao longo do projeto de reestruturação do portal, conforme informado à OKBR em resposta a um pedido de acesso à informação realizado em julho. O detalhamento dos requisitos que serão incorporados ao portal ocorrerá durante as fases de elaboração de sua arquitetura de informação. De acordo com a resposta ao pedido, enviado naquele mês, o documento só seria publicizado após a conclusão do processo de seleção da empresa que atuará no desenvolvimento do portal. No entanto, não há novas informações sobre o processo, após a suspensão do edital de seleção. 

Por fim, houve avanço em uma das atividades da Ação 4, que já estava iniciada. Originalmente prevista para ocorrer de março a abril, a aplicação de pesquisa sobre a demanda do setor privado por dados públicos (Atividade 1) foi iniciada no fim de agosto, conforme divulgado pela CGU. A aplicação vai até 24/9 e está sendo realizada em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

A próxima rodada do monitoramento realizado pela OKBR está prevista para ocorrer em outubro e deve incluir, entre as atualizações, informações apresentadas na próxima reunião ordinária do CGINDA, com previsão para acontecer ainda neste mês de setembro.

Acesse a planilha produzida pela OKBR com a relação completa das ações e atividades do Plano de Ação 2021-2022 da INDA e o andamento de cada uma delas.Confira também o Painel de Monitoramento, que traz um panorama da execução e reúne as avaliações anteriores.