Assembleia 2023: nova composição do Conselho de Governança e outros pontos discutidos

24 nov de 2023, por Isis Reis

Compartilhar

Tatiana Pará é nova conselheira, junto com Laila Bellix, que retorna ao colegiado

Em 2023, ano em que completa os seus dez anos, a Open Knowledge Brasil (OKBR) reuniu os integrantes da associação em Assembleia Geral para compartilhar suas novidades e apresentar as contas e resultados da organização. O encontro público aconteceu por videoconferência. Realizada em 7 de novembro, a atividade contou com cerca de 40 participantes, entre pessoas associadas e interessadas na organização.

A nova composição do conselho de governança da organização, a apresentação de uma alteração no Guia de Governança, os preparativos para a comemoração dos 10 anos da Rede pelo Conhecimento Livre e para a 8ª Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais foram alguns dos principais pontos de pauta.

O encontro online também contou com a apresentação da nova identidade visual e do novo site da OKBR, a validação e aprovação do Relatório de Atividades 2022 e do Balanço Patrimonial do último ano.

Nova configuração do Conselho de Governança

Na Assembleia de 2022, foi aprovada a criação do Conselho de Governança, reunindo os conselhos deliberativo e fiscal em uma só instância, que passou a ter uma função estratégica de supervisão e também de fiscalização da administração contábil e financeira da OKBR.

No início deste ano, os conselheiros Laila Bellix e Mário Sérgio Queiroz renunciaram de suas posições após assumirem cargos na Secretaria Nacional de Participação Social. Após se exonerar da Diretoria de Participação Digital e Comunicação em Rede, Laila foi convidada a retornar à condição de conselheira.

Além da volta de Laila, a associação aprovou a eleição de Tatiana Pará para o Conselho. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), ela é fundadora do grupo Meninas da Geo, que leva ferramentas de geoprocessamento para comunidades remotas para promover a inclusão de meninas e mulheres no mundo da tecnologia.

Composto por pessoas de reconhecida atuação no campo dos direitos digitais e transparência pública, o mandato dos atuais integrantes tem vigência até 2025. Conheça os demais integrantes.

Além da eleição das novas conselheiras, indicações de novas associações também foram aprovadas: Bruna Menani, Taís Seibt e Thays Lavor, que agora fazem parte de um quadro de 45 pessoas associadas.