Assembleia elege Haydée Svab como nova diretora-executiva da OKBR

11 mar de 2024, por Isis Reis

Compartilhar

Mandato será até outubro de 2025; ex-diretora Fernanda Campagnucci passa a integrar o Conselho de Governança da organização

No último mês, a Open Knowledge Brasil (OKBR) reuniu os integrantes de sua associação em Assembleia Geral Extraordinária com uma pauta única, visando à eleição de sua nova direção executiva. 

Após um período de quatro anos e meio à frente da organização, Fernanda Campagnucci renunciou ao cargo, indicando a cientista de dados Haydée Svab, então conselheira de governança da OKBR, como sua sucessora.

Assembleia Geral de 1°/2

No encontro, que ocorreu online no dia 1°/2, Svab foi eleita por unanimidade para cumprir um mandato residual até outubro de 2025. Diversas pessoas associadas deram boas-vindas à nova diretora e aproveitaram a ocasião para parabenizar Campagnucci por seus feitos na condução da OKBR, que, em tempos de pandemia e de ameaças à democracia, manteve projetos extremamente relevantes em suas três frentes. 

Ao assumir a diretoria executiva da OKBR, Haydée renuncia ao cargo no Conselho de Governança da organização, que passa a ser ocupado por Fernanda, com mandato residual também até outubro de 2025.

“É uma honra e um desafio não apenas assumir a diretoria executiva da OKBR quanto suceder a Fernanda, que liderou iniciativas importantes tanto para nossa atuação externa quanto para dentro da organização, como o estabelecimento de nosso Guia de Governança e contas abertas em tempo real no nosso site. Para 2024, entendo que nosso foco deva voltar-se principalmente para temas que nos atravessam como mudanças climáticas e inteligência artificial – e como dados abertos e conhecimento livre são fundamentais para que haja transparência e fortalecimento de processos democráticos no acompanhamento dessas pautas. Isso tudo em paralelo ao desafio da abertura de diálogos e frentes de captação para garantir a sustentabilidade da própria organização”, completou Haydée.