Atividades desenvolvidas nos últimos meses pela OKFn Brasil

15 fev de 2012, por OKBR

Compartilhar

Segue um relato resumido de algumas atividades desenvolvidas pela OKFn Brasil nos meses de dezembro e janeiro. Ao logo das próximas semanas desenvolveremos posts específicos sobre cada atividade dando mais detalhes sobre elas e como você pode se envolver mais. Em seguida criaremos um post sobre um plano de metas e ações para o primeiro semestre de 2012, visando a formação do capítulo brasileiro da Open Knowledge Foundation.

Participação do grupo de trabalho sobre dados abertos organizado pela W3C Brasil

A OKFn Brasil participou pela primeira vez do grupo de trabalho sobre dados abertos que vem sendo organizado pela W3C Brasil desde o começo de 2011. Na reunião estavam presentes organizações e membros de movimentos que apoiam dados abertos como o GPOPAI USP e Transparência Hacker, ambos, assim como a W3C Brasil, parceiro importantes que vêm apoiando a criação do capítulo brasileiro.

Foi divulgado durante a reunião os Princípios Panton, traduzidos para o português por voluntários da Wikimedia Brasil, assim como o repositório de catálogo de dados abertos The Data Hub, que usa o software CKAN. Também anunciamos a criação de um grupo de trabalho sobre jornalismo de dados, que relataremos logo abaixo.

Grupo de trabalho sobre jornalismo de dados

Em meados de dezembro, com a essencial ajuda da W3C Brasil, juntamos jornalistas e programadores interessados em jornalismo de dados, tema ainda bastante incipiente no Brasil. A reunião foi fechada, mas pretendemos conduzir conferências online periódicas abertas sobre o tema para começarmos a trabalhar em projetos que contem com a colaboração entre jornalistas e programadores, principalmente para a criação de visualização num mundo de dados abertos.

Encontro com um grupo em formação sobre ciência aberta

Jeanie Molley visitou o Brasil no final de dezembro e tivemos uma agradável noite de

Grupo de ciência aberta formando no Brasil

pizza em São Paulo com algumas pessoas interessadas no grupo de trabalho sobre ciência aberta. Estavam presentes nessa reunião o Alexandre Abdo, voluntário da Wikimedia Brasil, professora da UNESP Heloisa Pait, socióloga e bastante interessadas nos projetos desenvolvidos pela OKFn e pela Wikimedia Foundation, Jeanie Molley, coordenadora do grupo de dados científicos abertos da OKFn e seu namorado, estudante de doutorado em Cambridge.

Queremos saber: site de acesso à informação pública

Crédito da foto: Murilo Prestes (Transparência Hacker)

Logo após a sanção da lei de acesso à informação pela predidente Dilma Rousseff, no dia 18 de novembro, os grupos Transparência Hackers, Open Knowldege Foundation Alemanha e Open Knowldge Foundation Brasil juntaram-se num esforço para instalar, configurar e traduzir para o português o software Alavateli, um esforço para tornar global o What do they know inglês, iniciado pela My Society. Daí surgiu a versão tupiniquim, o Queremos Saber, site hoje mantido pela Transparência Hacker, mas que ainda precisa de voluntários para o projeto crescer e melhorar sua tradução.

Envolvimento do Brasil numa pesquisa internacional sobre a lei de acesso à informação

Num esforço em conjunto do GPOPAI USP, Artigo 19, Access Info e OKFn Brasil, iniciamos desde o final do ano passado discussões para Brasil participar de uma pesquisa global sobre a efetividade de uma lei de acesso a informação, o que já ocorreu entre 14 países através da pesquisa Transparência y Silencio. Mais informações no registro da reunião realizada no final do ano passado e conversas entre esses grupos sobre como incluir o Brasil estão em andamento. Se estiver interessado, por favor, entre em contato com a OKFn Brazil.

Encaminhamento de uma tradução do Legal Leeks para diversas línguas usando o Sphinx

Entramos em contato com o Access Info para obtermos acesso ao arquivo original (veja ou baixe a última versão no google docs) do Legal Leeks, um manual voltado a jornalistas para eles exercerem uma boa prática no acesso a  informações em seus países e outras, para podermos colocar esse manual no Sphinx, o que contribuirá para uma maior agilidade na tradução desse documento para o português e outras línguas, assim como uma melhora das informações nesse documento sobre o Brasil, ainda mais importante após a sanção da lei de acesso à informação brasileira no final do ano passado.

Maratona hacker junto a Wikimedia Brasil e Wikimedia Foundation

Ainda em fase de elaboração, a OKFn Brasil, junto com a Wikimedia Brasil e a Wikimedia Foundation, estão num processo de elaboração de uma maratona hacker que será realizade dentro de poucos meses em alguma cidade do nordeste, mais provavelmente Recife.

Outra maratona hacker, focada em projetos que envolvam jornalismo de dados com dados brasileiros, com apoio da W3C Brasil, está em faze incipiente, mas logo divulgaremos mais informações sobre ambos eventos. Se você for um desenvolvedor, jornalista ou tem interesse e experiência com organização de eventos, por favor, entre em contato.

Envolvimento da OKFn como membro da sociedade civil na Parceria de Governo Aberto (OGP)

Arthur (Artigo 19), Tom (OKFn Brasil), Gisele (GPOPAI USP), Danilo (Voto Consciente)

O Brasil está desempenhando um papel fundamental na Parceria de Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP). Na última segunda-feira, dando continuidade aos esforço da sociedade civil para uma maior participação e articulação nessa parceria, o GPOPAI USP, Artigo 19, W3C Brasil, Voto Consciente e OKFn Brasil se encontraram para enviar uma proposta de apresentação do encontro da OGP que ocorrerá em Brasília nos dias 17 e 18 de abril. O registro do encontro pode ser lido aqui.

Envolva-se também como membro da sociedade civil nas discussões através da lista de emails OGP Brasil.

Para onde foi o meu dinheiro local em São Paulo

Num esforço iniciado pelo grupo Open Data Brasil para mapear para onde foi o seu dinheiro (veja http://www.paraondefoiomeudinheiro.com.br essa versão que usa os dados federais), o próprio Open Data Brasil, o GPOPAI USP e a OKFn Brasil, iniciaram um diálogo junto a CORECON SP, nos encontros iniciados desde o começo do ano passado sobre Orçamento e Cidadania, organizados e conduzidos por Odilon Guedes e Augusto Ribeiro.

Uma das propostras da OKFn Brasil é fazer uma visualização para a cidade de São Paulo como essa aqui feita para a cidade de Berlim, onde poderemos visualizar o quanto do dinheiro de nossos impostos estão sendo empregados por subprefeitura per capita e por setor.

Estamos também conversando com o professor Odilon Guedes para a publicação com uma licença livre de um livro de seu autoria onde ele explica sobre questões orçamentárias e participação da sociedade civil.

Mais informações sobre cada um desses projetos em breve! Seja bem-vindo a dar sugestões ou tirar dúvidas sobre cada um desses projetos ou como se envolver ou ajudar!