Escola de Dados

Belém recebe primeira edição regional de conferência de jornalismo de dados e métodos digitais

14 jun de 2022, por Isis Reis

Compartilhar

Neste ano, a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) ganha sua primeira edição regional – o Coda Amazônia. Com programação presencial e transmissões ao vivo na internet, o encontro será realizado nos dias 27 e 28 de julho na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Com olhar especial aos desafios locais, esta edição do encontro buscará potencializar e qualificar ainda mais a cobertura de temas socioambientais, seja por parte de jornalistas ou organizações da sociedade civil, trazendo palestras com pesquisadores de destaque e treinamentos práticos. Temas como colonialismo de dados, mudanças climáticas, geojornalismo, análise de redes, ciência de dados, entre outros, serão abordados em painéis e workshops.

Na programação, o Coda Amazônia contará ainda com nomes como Gustavo Faleiros (Pulitzer Center), Juliana Mori (InfoAmazonia) e Lorena Regattieri (Mozilla Foundation). A lista de pessoas convidadas será atualizada de forma contínua no site do evento.

A programação completa será disponibilizada em breve. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente no evento, a partir do dia 27 de junho, no site da conferência.

 

SOBRE O EVENTO

A Open Knowledge Brasil (OKBR), também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre, é o capítulo da Open Knowledge Internacional no Brasil. Ela é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, que atua formalmente desde setembro de 2013, fomentando projetos de tecnologia, código aberto, inovação cívica e transparência. Por meio de seu programa educacional, a Escola de Dados, a OKBR realiza anualmente, desde 2016, o Coda.Br, o maior evento da América Latina sobre jornalismo de dados e métodos digitais.

O Coda Amazônia será realizado na Faculdade de Comunicação da UFPA em parceria com uma coalizão de organizações, que envolvem instituições sediadas no Pará (Associação de Afro Envolvimento Casa Preta e a Associação dos Amigos da Inclusão Digital da Amazônia (INDIA/Coletivo Puraqué) e em outras regiões (PyLadies Manaus e InfoAmazonia), no âmbito do programa Vozes pela Ação Climática, que conta com o apoio da Hivos. O encontro também conta com o apoio da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA, da Fundação Escola Bosque, do Pulitzer Center e do data_labe.

Serviço
Coda Amazônia – I Conferência Local de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais

Data: 27 e 28 de julho de 2022

Local: Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Endereço: Rua Augusto Correa, 01 – Guamá

Inscrições: A partir de 27/06 em https://escoladedados.org/coda-amazonia