BNDES conclui seu primeiro desafio de dados abertos; OKBR integrou comissão

24 set de 2021, por OKBR

Compartilhar

Open Knowledge Brasil fez parte da comissão avaliadora de trabalhos no 1º Prêmio de Dados Abertos para o Desenvolvimento, que incentivou o empreendedorismo tecnológico para aprimorar e modernizar a gestão pública

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) encerrou, na última segunda-feira (20/9), seu 1º Prêmio de Dados Abertos para o Desenvolvimento. Promovido pela empresa pública, a iniciativa contou com 400 inscrições e gerou, ao final, 17 trabalhos com uso de dados abertos pela entidade.

A Open Knowledge Brasil, representada por sua diretora-executiva Fernanda Campagnucci, integrou a comissão avaliadora dos trabalhos. Durante a cerimônia de anúncio dos projetos vencedores, Campagnucci reforçou a importância de processos de participação como esses, não só pelo valor que geram com novos produtos e ideias, mas também para melhorar a qualidade das informações. “Várias equipes desenvolveram procedimentos de tratamento e limpeza das bases, e é importante que o banco esteja aberto a incorporar essas sugestões”.

O Prêmio faz parte de uma estratégia mais ampla de abertura de dados. Em 2019, o BNDES aderiu voluntariamente à Política Nacional de Dados Abertos e realizou uma série de etapas — entre elas, uma consulta pública — para formular o Plano de Dados Abertos (2021-2023) da instituição. A adesão era facultativa porque apenas órgãos da administração direta estão obrigados a fazer esse processo, segundo o Decreto nº 8.777/2016. As bases estão disponíveis no portal de dados abertos do banco.

Conheça os projetos premiados: