Situação acende alerta sobre má articulação de ações de enfrentamento à pandemia; metade das capitais ainda não publica dados suficientes
→ Metade das capitais permanece abaixo do nível “Bom” no Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19).
→ Microdados seguem indisponíveis em 77% das capitais e apenas três (12%) publicam de forma detalhada.
→ Com melhorias na visualização de dados, Cuiabá (MT) deixa lanterna do ranking, e, pela primeira vez, nenhuma capital é avaliada com nível de transparência “Opaco”.
No 5º Boletim do Índice de Transparência da Covid-19 nas Capitais, tivemos a primeira rodada sem capitais com nível “Opaco” , mas o desempenho continua abaixo do esperado, sobretudo após seis meses de pandemia: 50% das capitais ainda não publicam dados suficientes para o acompanhamento da Covid-19 em seus territórios.
Em comparação com os estados, a transparência dos municípios é bem menor, apesar de também estarem submetidos às regras de notificação compulsória e possuírem o detalhamento mais qualificado de algumas informações como estoque de testes e leitos de gestão municipal. Além disso, divergências entre dos dados publicados por estados e capitais referentes aos mesmos territórios indicam deficiências na construção de políticas conjuntas e na troca de dados e informações entre os entes.
No mapa abaixo, as cores das bolhas indicam o nível de transparência alcançado pelas capitais no ITC-19, enquanto os estados estão coloridos com suas respectivas notas:
Confira, na sumarização abaixo, a comparação da transparência entre estados e capitais por conjuntos de categorias.
Confira abaixo o gráfico de evolução das capitais em cada categoria entre as duas últimas rodadas de avaliação.
A quinta rodada de avaliações das capitais foi feita a partir dos dados disponíveis em 09 de agosto.
A próxima avaliação da transparência das capitais está prevista para o dia 25 de agoto. Na semana que vem você confere a quinta rodada de avaliação do ITC-19 2.0 sobre os estados.
Downloads:
#5º Boletim completo do Índice de Transparência Covid-19 2.0
Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.
Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.
Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br