Advocacy e Pesquisa

Candidaturas comprometidas com defesa dos direitos digitais são eleitas para o CGI.br

20 dez de 2023, por OKBR

Compartilhar

Lançadas pela Coalizão Direitos na Rede, da qual a OKBR faz parte, candidaturas apresentaram plataforma por uma Internet livre, inclusiva, plural, democrática e participativa

O processo eleitoral para a nova composição do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) chegou ao fim no último 15/12, com a eleição de novos 11 representantes da sociedade civil. Entre os titulares do Terceiro Setor, estão três candidaturas comprometidas com a Plataforma em defesa dos direitos digitais: por uma Internet livre, inclusiva, plural, democrática e participativa proposta pela Coalizão Direitos na Rede (CDR) com entidades parceiras: Beatriz Costa Barbosa, Bianca Kremer e Rodolfo da Silva Avelino. A OKBR é uma das organizações que integra a CDR e apoiou as candidaturas, bem como a plataforma.

O CGI.br tem a responsabilidade de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, além de promover estudos e pesquisas, recomendar procedimentos para a segurança da Internet e outras atribuições. É composto por 21 integrantes, sendo 11 representantes da Sociedade Civil, nove representantes de órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet. O processo eleitoral contemplou a representação dos diversos setores envolvidos na formulação de diretrizes e políticas sobre a Internet, como o terceiro setor (com quatro titulares eleitos), comunidade científica e tecnológica (três titulares), provedores de acesso e conteúdo da Internet (um titular), provedores de infraestrutura de telecomunicações (um titular), indústria de bens de informática, telecomunicações e software (um titular) e setor empresarial (um titular).

Confira o resultado final das eleições do CGI.br na íntegra pelo link.