Cidades brasileiras realizam eventos de lançamento do Open Data Index local

13 abr de 2018, por OKBR

Compartilhar

Em maio, diversas cidades brasileiras participantes do levantamento do Open Data Index – o Índice de Dados Abertos – vão realizar eventos para divulgar os resultados deste ano.

A ideia desses encontros é mobilizar os diversos atores da sociedade e pautar a opinião pública local com os resultados do levantamento, principalmente para avançar – com oportunidades e propostas concretas – na agenda de transparência e abertura de dados em cada município.

Para isso acontecer, em 2017, todos os participantes contaram com capacitação e suporte da equipe ODI – Open Knowledge Brasil e Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP). As cidades participantes do levantamento são: Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Uberlândia/MG.

O que é o Open Data Index (Índice de Dados Abertos)

O objetivo do Índice de Dados Abertos é avaliar o estado da política de dados abertos de cada país ou cidade, levando em consideração todas as suas características: o tipo de dado que é divulgado, os formatos, a facilidade de acesso e a transformação dos dados em informação, entre outras.

Ele avalia diversas dimensões, tais como finanças públicas, dados socioeconômicos, legislativos e eleitorais, serviços públicos, informações geolocalizadas e indicadores ambientais. O índice oferece um parâmetro de referência sobre a capacidade dos governos de fornecer dados abertos, apresentando essa informação de forma clara, fácil entendimento e usabilidade.

Os lançamentos

Confira, abaixo, as informações sobre os próximos eventos que vão ser realizados para apresentar os resultados do Índice de Dados Abertos local. Vamos atualizar a matéria aos poucos, na medida em que as informações forem confirmadas em cada cidade.

São Paulo
Data: 8 de maio
Horário: 15h às 16h
Local: Plenário da Câmara Municipal de São Paulo

Salvador
Data: 9 de maio
Horário: 14h às 18h
Local: Ministério Público (auditório)

Porto Alegre
Data: 9 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Sala Plenária Ana Terra – Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Brasília
Data: 10 de maio
Horário: 14h
Local: auditório da Escola de Governo do DF (http://www.egov.df.gov.br/).

Rio de Janeiro
Data: 10 de maio
Horário: 14h
Local: Sede FGV – Auditório Engenheiro M. F. Thompson Motta (12º andar), Praia de Botafogo 190

Natal
Data: 18 de maio
Horário: 08h30
Local: TCE
Inscreva-se por meio deste link.

Já é possível ter acesso à íntegra do Índice de Dados Abertos para Cidades 2018. Clique aqui e faça o download do levantamento.