Inovação Cívica

Ciência aberta: Querido Diário abre chamada para orientandos em artigo científico

02 ago de 2023, por OKBR

Compartilhar

O objetivo é ser co-autor/a de uma análise comparativa de técnicas de pré-processamento de dados em textos de diários oficiais dos municípios incluídos na Rede Cegonha.

O terceiro ciclo do programa Querido Diário nas Universidades vai começar este mês e tem uma novidade: pessoas interessadas em ciência aberta, políticas públicas e processamento de linguagem natural aplicado à saúde, e que estejam matriculadas em instituições de ensino e pesquisa brasileiras poderão se inscrever, até o dia 13 de agosto, para colaborar com o desenvolvimento de uma pesquisa com a orientação de  Luísa Coelho, pesquisadora bolsista pelo Programa Ciência da Dados Aplicadas à Saúde (PCDaS/Fiocruz). 

O objetivo é ser co-autor/a de uma análise comparativa de técnicas de pré-processamento de dados em textos de diários oficiais dos municípios incluídos na Rede Cegonha, programa governamental voltado para a saúde de mulheres grávidas, entre os anos 2011 e 2021. Para esta pesquisa serão levantados dados utilizando o Querido Diário, ampliando o conhecimento desenvolvido em torno do projeto. Ao mesmo tempo, é uma possibilidade para estudantes e pesquisadores de aplicar os conhecimentos aprendidos na academia em um projeto aberto e voltado para a inovação cívica.

A equipe da OKBR vai selecionar dois estudantes com experiência em processamento de linguagem natural em Python para serem orientados no projeto de pesquisa que será desenvolvido entre os meses de agosto e dezembro deste ano. As pessoas podem declarar interesse por meio deste formulário. Alguns selecionados serão convidados para entrevistas síncronas e a duas pessoas serão escolhidas para receber a orientação ao longo do semestre. 

Parceria

A parceria será construída em forma de projeto de pesquisa e publicação de artigo científico, voltado para estudantes em nível técnico ou de graduação.

A OKBR apoiará a atividade por meio da orientação da pesquisadora Luísa Coelho, com as seguintes atividades:

  • Realização de reuniões periódicas da evolução da pesquisa, com periodicidade e duração a combinar;
  • Incentivo e apoio na divulgação dos resultados obtidos;
  • Oferecendo suporte e procurando acolher sugestões para o Querido Diário, baseadas nas necessidades percebidas pela parceria.

Querido Diário nas Universidades

Coordenado pelo Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) e apoiado pela Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/ICICT/Fiocruz), o programa está iniciando o terceiro ciclo de atividades. 

Confira balanço dos ciclos anteriores:


A iniciativa busca aproximar o Querido Diário, projeto de código aberto mantido pelo Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, das universidades e institutos brasileiros, por meio de atividades práticas ou de pesquisa. Neste ciclo estão previstas ainda chamadas para parcerias com grupos de ensino e pesquisa que serão abertas em breve.