Escola de Dados

Coda Amazônia teve mais de 150 participantes presenciais e 800 no YouTube

04 ago de 2022, por OKBR

Compartilhar

O Coda Amazônia, primeiro evento regional da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), ofereceu 45 horas de atividades, treinamentos e palestras para mais de 150 pessoas na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, em 27 e 28 de julho. O evento teve uma programação híbrida e a transmissão online das três principais mesas de debates foi acompanhada por 800 pessoas no YouTube.

Com um olhar especial sobre os desafios locais, o Coda Amazônia reuniu especialistas em 12 sessões de treinamentos práticos para melhorar e qualificar a cobertura das questões socioambientais. Jornalismo de dados, geojornalismo e métodos digitais foram alguns dos temas abordados pelos palestrantes, que também explicaram como desenvolver relatórios com imagens de satélite e dados geográficos usando ferramentas como QGIS e MapBox. 

Nos painéis transmitidos ao vivo, os convidados alertaram sobre as consequências do colonialismo de dados e os desafios na região Panamazônica, as estratégias de comunicação de dados sobre o meio ambiente e as causas e impactos das mudanças climáticas no Brasil – e, mais especificamente, na Amazônia. O painel de encerramento inovou no formato, com palestrantes e participantes debatendo abertamente sobre os desdobramentos futuros, as próximas edições do Coda Amazônia e iniciativas locais das organizações realizadoras e parceiras do evento.

Os três painéis estão disponíveis no site do evento e no canal da Escola de Dados no YouTube. Em breve, a documentação do evento também será disponibilizada no site do Coda Amazônia.


Sobre o Coda Amazônia 

O evento foi organizado pela Escola de Dados, da Open Knowledge Brasil (OKBR), em parceria com uma coalizão de organizações, que envolve instituições sediadas no Pará – Associação de Afro Envolvimento Casa Preta e a Associação dos Amigos da Inclusão Digital da Amazônia (INDIA/Coletivo Puraqué) – e em outras regiões (PyLadies Manaus e InfoAmazonia) no âmbito do programa Vozes pela Ação Climática, apoiado pela Hivos. O encontro também contou com o apoio da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA, da Fundação Escola Bosque, do Pulitzer Center e do data_labe.