Escola de Dados

Coda.Br 2023 conta com keynote inédito no Brasil sobre análise de dados para direitos humanos

19 out de 2023, por Isis Reis

Compartilhar

Patrick Ball, do Human Rights Data Analysis Group, tem 30 anos de experiência em análise quantitativa para comissões da verdade e tribunais criminais internacionais

30 anos de experiência em levantar dados e desenvolver métodos estatísticos para documentar violações de direitos humanos e subsidiar comissões da verdade em países que passaram por ditaduras e conflitos armados. Essa é a experiência de Patrick Ball, que oferecerá uma palestra inédita no Brasil no primeiro dia da Conferência Brasileira de Análise de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br).

Diretor de pesquisas do Human Rights Data Analysis Group (HRDAG), Patrick iniciou sua trajetória na área dos direitos humanos em 1991. Ao longo de sua carreira, trabalhou com parceiros pela implementação de protocolos criptográficos rigorosos visando a proteção de testemunhas e também participou do desenvolvimento de um software gratuito e de código aberto para coleta e organização de informações sobre violações de direitos humanos.

Por sua vasta experiência no campo, Ball recebeu inúmeros prêmios e honrarias e foi selecionado diversas vezes para depor como especialista em comissões da verdade e tribunais criminais internacionais. Iugoslávia, Guatemala e Chade foram alguns dos países que contaram com seus depoimentos. 

Ele também produz análises de dados quantitativos para organizações não-governamentais e missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e já produziu trabalhos em países como El Salvador, Etiópia, Haiti, África do Sul, Serra Leoa, Kosovo, Peru, Colômbia, República Democrática do Congo e Síria, entre outros.

Patrick possui graduação pela Universidade de Columbia e doutorado pela Universidade de Michigan, e também foi laureado Doutor Honoris Causa em Ciência pela Claremont Graduate University. Em sua apresentação no Coda.Br 2023, no dia 18 de novembro, ele pretende mostrar como compreender padrões de violência em massa por meio de dados e estatísticas.

Em palestra inédita no Brasil sobre como compreender padrões de violência em massa por meio de dados e estatísticas, Ball abordará as diferenças entre os padrões estatísticos nos dados brutos e o que acontece no mundo real. A partir de exemplos de assassinatos no Iraque, homicídios cometidos pela polícia dos Estados Unidos e de análises de genocídio na Guatemala, o especialista apresentará métodos de coleta para estimar padrões totais de violência e corrigir a subnotificação, além de levar em conta vieses e estratégias para sua mitigação.

Em sua apresentação, Ball também trará detalhes sobre os métodos e análises usados pelos mecanismos de justiça de transição na Colômbia – a Jurisdição Especial para a Paz e a Comissão da Verdade. Os dados usados foram utilizados pela Comissão da Verdade para suas conclusões quantitativas.

A 8ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo. Inteiramente presencial, o evento contará com painéis sobre justiça e mudanças climáticas e dados para investigações de direitos humanos, workshops sobre inteligência artificial e automação no jornalismo, gênero, raça e desigualdade, entre outros temas. 

Em diálogo com a palestra de Patrick Ball, o painel de abertura da edição deste ano contará com uma conversa sobre dados e evidências em investigações de direitos humanos. Na atividade, ​​ jornalistas e pesquisadores do Brasil, Colômbia e México trarão exemplos impactantes de como métodos quantitativos e digitais desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos humanos em situações de conflito armado, ações criminosas e negligência estatal.

A conversa contará com a participação de Amanda Rossi, repórter do núcleo de jornalismo investigativo do UOL e vencedora do Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos em 2022; Daniel Suárez Pérez, pesquisador associado para a América Latina no Digital Forensic Research Lab (DFRLab) do Atlantic Council, com sede na Colômbia; e Jorge Ruiz Reyes, integrante do Evidence Lab da Anistia Internacional. Verónica Goyzueta, coordenadora do Amazon Rainforest Journalism Fund no Pulitzer Center e co-fundadora de SUMAÚMA, será a moderadora do painel, que será realizado em espanhol, com tradução simultânea para o português. 

Principal evento de jornalismo de dados da América Latina, o Coda.Br é realizado anualmente pela Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil. A edição deste ano é desenvolvida com o Google News Initiative e conta com patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Centre for Investigative Journalism (CIJ), do Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, do Núcleo Jornalismo e do Jusbrasil, e apoio da Open Society Foundations, da ESPM São Paulo, do Knight Center for Journalism in the Americas, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Fiquem Sabendo, da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e do International Center for Journalists (ICFJ).

 

Serviço
8ª Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br)
Data: 18 e 19 de novembro
Local: ESPM – Campus Álvaro Alvim
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo
Inscrições e mais informações: coda.escoladedados.org