Evento foi oferecido em formato híbrido entre 31 de outubro e 6 de novembro
A maior conferência de jornalismo de dados da América Latina – o Coda.Br – reuniu mais de 400 pessoas durante seis dias de evento em formato híbrido. As atividades presenciais na ESPM São Paulo contaram com 200 participantes. O evento contou ainda com painéis gratuitos no YouTube da Escola de Dados e da Open Knowledge Brasil, que já foram visualizados por mais de mil pessoas, e que seguem disponíveis.
“O Coda.Br já se consolidou como o mais importante encontro da comunidade brasileira que usa dados para causar impacto em questões públicas da maior relevância”, afirmou Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil (OKBR).
Realizada de 31 de outubro a 6 de novembro, a 7ª edição da conferência recebeu 57 especialistas e ofereceu mais de 40 horas de atividades pautadas na democratização dos dados em questões como monitoramento ambiental, educação, segurança pública e políticas urbanas.
A programação contou com a palestra de Stephen Abbott Pugh, chefe de tecnologia da Open Ownership, sobre Transparência no setor privado – capacitando cidadãos a usarem dados de propriedade corporativa. Também foram oferecidos quatro bootcamps (treinamento intensivo) para ensino da linguagem R de programação e manipulação de dados com Pandas (biblioteca para uso em Python).
Os painéis debateram ativismo de dados e privacidade; geração cidadã de dados; gênero, raça e dados públicos; e os 50 anos de jornalismo de precisão, com uma homenagem a Philip Meyer, considerado o “pai” do jornalismo de dados. Já os mais de 30 workshops levaram os participantes a aprender como manusear ferramentas e usar linguagens de programação cada vez mais utilizadas no dia a dia dos jornalistas que atuam nesse campo.
O evento também foi palco do Prêmio Cláudio Weber de Jornalismo de Dados, que já se tornou uma vitrine da diversidade e do potencial dos trabalhos de jornalismo de dados realizados no Brasil. Em sua 4ª edição, foram premiados G1, Núcleo Jornalismo, Ambiental Media e InfoAmazonia. Além de um troféu para cada categoria, os vencedores dividiram o valor de R$ 10 mil em prêmios. A premiação é uma iniciativa da Escola de Dados da Open Knowledge Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil.
“O Coda.Br é um evento muito plural porque ele é pensado para fomentar a troca de conhecimento, mas também discutir o que é tendência no mundo em relação ao trabalho com dados ao mesmo tempo que reconhece trabalhos de excelência já publicados no Brasil”, disse a coordenadora da Escola de Dados, Jamile Santana.
O Coda.Br é desenvolvido pela Escola de Dados, programa da Open Knowledge Brasil, em parceria com a Google News Initiative. Esta edição também contou com o apoio da ESPM, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Transparência Brasil, da Python Software Foundation, do Tableau, da Tactical Tech, do Knight Center, do Lagom Data e do Núcleo Jornalismo.