Treinamentos, avaliações e diagnósticos são oferecidos para entidades comprometidas com transparência e inovação aberta; saiba como contratar
A Open Knowledge Brasil (OKBR) tem papel importante na democratização do acesso a dados públicos e no desenvolvimento de tecnologias e metodologias que auxiliam no controle social. Uma de suas frentes de atuação é na prestação de serviços para governos e organizações comprometidas com a transparência e a inovação aberta.
Em quase dez anos de operação no país, a OKBR já prestou serviços para mais de 40 organizações públicas e privadas. A lista inclui as Prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Fundação Seade, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Eletrobras, a Editora Abril, a Fundação Lemann e os jornais Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, entre outros.
Neste ano, a Prefeitura do Rio de Janeiro firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) não onerosa com a OKBR para o desenvolvimento de sua Política de Dados Abertos. Já a Prefeitura de São Paulo adquiriu, em 2020, uma formação sob demanda para seus servidores sobre análise e publicação de dados.
“A OKBR busca cada vez mais trabalhar em colaboração com governos e outras organizações, colocando os seus programas de capacitação, inovação cívica, pesquisa e outros formatos sob demanda a serviço da melhoria das políticas públicas”, afirmou Gabriella Beira, Gestora de Parcerias e Serviços da organização.
Treinamentos, avaliações, desenvolvimento de ferramentas em código aberto, criação de projetos de inteligência artificial, diagnósticos e capacitação, entre outros serviços, são oferecidos em cinco vertentes: pesquisa e avaliação, dados abertos, ciência de dados, tecnologias abertas e capacitação. Confira abaixo:
Pesquisa e avaliação
Com expertise na avaliação de políticas de transparência e dados abertos, o time da OKBR também produz diagnósticos aprofundados sobre governança de dados e governo aberto em organizações. Modelos e indicadores de avaliação, a exemplo de experiência como o Open Data Index Cidades e o Índice de Transparência da Covid-19, também fazem parte deste eixo de atuação.
Dados abertos
A equipe da OKBR tem ampla experiência no manejo e publicação de dados abertos, desde aspectos de planejamento até o engajamento do ecossistema de dados. Algumas das atividades que podem ser realizadas nesta área são: execução do processo de construção de políticas e planos de dados abertos; criação de catálogos e repositórios de dados com tecnologia CKAN, desenvolvida pela Open Knowledge Foundation; concepção e realização de datathons e hackathons para fomentar o uso de dados abertos pela sociedade; criação de catálogos e inventários de dados; e adequação dos processos de publicação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ciência de Dados
A equipe também é especializada na elaboração de projetos que incluem a concepção e o desenvolvimento de modelos de inteligência artificial, como o Querido Diário. Além da automação de dutos e pipelines de ETL, análises de dados e relatórios personalizados.
Tecnologias abertas
É possível contratar serviços para desenvolver ferramentas de inovação cívica e governo aberto utilizando código aberto e métodos colaborativos, tais como: sprints para colaboração em projetos de código aberto, concepção e desenvolvimento de plataformas e aplicativos para controle social, participação cidadã e visualização de dados.
Capacitação
Através da Escola de Dados, nosso programa educacional, são oferecidos cursos e treinamentos com metodologia própria, além de laboratórios e mentorias para a realização de projetos em organizações que queiram trabalhar com dados ou mesmo oferecer o treinamento a seus colaboradores.
Tem interesse em contratar os nossos serviços?
Envie um e-mail para contato@ok.org.br com sua demanda e a equipe responsável entrará em contato. A OKBR oferece toda a documentação necessária para as diferentes modalidades de contratação pública. Para organizações privadas, há a possibilidade de fornecer notas fiscais e os ajustes necessários são feitos de acordo com o modelo de pagamento a ser praticado. Saiba mais aqui.