Escola de Dados

Curso inédito sobre CKAN chega ao fim em webinar aberto ao público 

14 out de 2022, por OKBR

Compartilhar

Primeira turma contou com a participação de funcionários de órgãos públicos que estão desenvolvendo seus portais de dados abertos ou planejando a instalação

Melhorar as práticas de transparência e publicação de dados abertos no Brasil. Esse foi o objetivo do curso oferecido sobre CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network), a maior solução de código aberto para catalogar e disponibilizar dados adotada por diversos governos no mundo inteiro. A iniciativa inédita foi realizada pela Open Knowledge Brasil (OKBR), por meio da Escola de Dados. O curso ‘Publicadores: gerenciando dados abertos com CKAN’ foi voltado para a administração pública brasileira e contou com participantes da Controladoria Geral do estado de Goiás, da Secretaria do Planejamento do estado da Bahia e da Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP). 

Para marcar a conclusão da primeira turma, foi realizado o webinar  “CKAN no ecossistema de dados abertos”, na segunda-feira (10). A conversa reuniu Ana Cecília Vieira, participante da comunidade no Brasil e instrutora do curso, e Guilherme Iablonovski, consultor de ciência de dados geoespaciais e responsável por implementar o Portal de Dados Urbanos na Universidade Federal Fluminense (UFF). A mediação ficou por conta de Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. Clique aqui para assistir. 

Ana Cecília Vieira, instrutora do curso ao lado de Edgar Zanella, comentou que os módulos foram elaborados pensando na construção de um portal de dados abertos e para popularizar a ferramenta no Brasil. “A nossa intenção é ajudar tanto as pessoas que trabalham na gestão de órgãos públicos e querem implementar um serviço de abertura de dados, quanto aquelas que trabalham diretamente na instalação e manutenção da instância CKAN dentro de sua instituição”, explicou. 

A plataforma já é usada por vários governos de diferentes países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália e México. No Brasil, é adotada por órgãos e entidades do governo federal, por vários governos estaduais e pelas prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, entre outras. “Por ser um sistema de código aberto, o CKAN evolui de acordo com as discussões levantadas pela comunidade que trabalha com o tema e ajuda a solucionar o problema sobre a transparência ativa de dados, uma discussão que está sempre em evolução e é permanente”, disse Ana Cecília. 

O CKAN permite encontrar materiais de forma simplificada através de mapas, gráficos e tabelas, e ajuda a desenvolver novos negócios, como foi o caso de Iablonovski. Durante o webinar, o consultor de dados geoespaciais falou sobre sua experiência como usuário da plataforma e encorajou aqueles que trabalham na área a usar o sistema de gerenciamento desenvolvido pela Open Knowledge International. 

“O CKAN é um software livre e que tem a vantagem de evoluir de acordo com o interesse de quem o estiver utilizando. A ferramenta não fica refém de um determinado tópico e o mais interessante é que qualquer pessoa pode contribuir para a sua atualização”, observou. 

Uma breve introdução sobre o CKAN também faz parte do curso “Publicadores de Dados: da gestão estratégica à abertura”, que está disponível em versão assíncrona no site da Escola de Dados. O conteúdo deste curso também está disponível de forma gratuita neste ebook. Siga nossas redes sociais e da Escola de Dados para saber quando será realizada a segunda turma do curso ‘Publicadores: gerenciando dados abertos com o CKAN’.