Ecossistema de dados da Amazônia é tema de novo livro da OKBR; acesse gratuitamente

26 abr de 2023, por OKBR

Compartilhar

E-book foi elaborado em conjunto com organizações parceiras como parte da iniciativa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC)

 

Dados são fundamentais para a ação climática e a defesa de direitos — mas quem produz, utiliza e detém esses dados? Para iniciar um debate em torno dessa questão, a Open Knowledge Brasil (OKBR) lança o e-book “Um ecossistema de dados na Amazônia: investigações preliminares”, que pode ser acessado gratuitamente aqui

Neste mapeamento, buscou-se compreender como coletivos e organizações atuantes na Amazônia brasileira compõem esse “ecossistema de dados”, com diferentes estratégias e práticas de uso, publicação e geração de dados nas agendas socioambientais — com enfoque em mudanças climáticas, proteção territorial e desigualdades.

O livro faz parte de uma série de ações no âmbito do programa “Vozes pela Ação Climática Justa” (VAC) com o apoio do Instituto Hivos. Fazem parte da coalizão, além da OKBR, Associação de Afro Envolvimento Casa Preta, Associação dos Amigos da Inclusão Digital da Amazônia (INDIA / Coletivo Puraqué), Associação InfoAmazonia, PyData Manaus e PyLadies Manaus. 

“O mapeamento é um instrumento para iluminar as possibilidades de ampliar as capacidades desse ecossistema, favorecer trocas e pontes entre organizações, suprir lacunas de dados e engajar mais pessoas nos debates e ações pela justiça climática”, aponta Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR, que assina o texto de apresentação do livro e foi responsável pela edição. O levantamento e a redação são de Arthur Serra Massuda, assessor comunitário e pesquisador residente no Pará.  

Base de dados colaborativa

Além da publicação, também está disponível a base de dados sobre a sociedade civil no ecossistema de dados da Amazônia, que gerou a primeira versão do mapeamento. A ideia é que este seja um levantamento contínuo e colaborativo. Para contribuir atualizando as informações existentes ou propondo outras, acesse o link e siga as orientações: go.ok.org.br/ecossistema-dados-amazonia.