Inovação Cívica

Encontros para promover o uso de tecnologias cívicas reuniram 169 pessoas em municípios da Amazônia Legal

06 out de 2023, por OKBR

Compartilhar

Nove cidades participaram da iniciativa apoiada pela OKBR; estudos baseados em dados e uso de programação foram focos das atividades

As possibilidades de uso das tecnologias cívicas motivaram a mobilização de grupos de estudos e encontros para debater a linguagem Python ao longo dos últimos meses. Os “Encontros sobre Tecnologias Cívicas” foram realizados em nove municípios da Amazônia Legal, alguns dos quais receberam o evento pela segunda vez.

As atividades foram realizadas ao longo dos meses de junho, julho e agosto em Açailândia (MA), Cacoal (RO), Castanhal (PA), Marabá (PA), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Tabatinga (AM), Tangará da Serra (MT) e Uiramutã (RR). Para contribuir com a realização dos encontros, a Open Knowledge Brasil (OKBR) ofereceu bolsas para a organização dos eventos em paralelo à realização do curso online e gratuito “Python para Inovação Cívica: primeiros passos na prática”.

“Os encontros foram importantes para apresentar novas tecnologias de acesso à informação a populações em territórios distantes de grandes capitais da região amazônica. A partir disso, fica mais tangível a construção de narrativas para a defesa dos interesses locais e a possibilidade de realização de incidência política. Um outro aspecto importante a ser considerado foi o intercâmbio de experiências e informações entre as pessoas que conduziram os encontros a partir de um estímulo à formação, ainda que incipiente, de uma rede entre elas. Esperamos que este contato entre atores tão relevantes de comunidades locais ainda possa gerar frutos no futuro.”, disse Iracema Marques, coordenadora do projeto VAC (Vozes pela Ação Climática) na OKBR, que tem como foco a promoção da justiça climática.

Os “Encontros sobre Tecnologias Cívicas” foram realizados em parceria com os coletivos PyLadies Manaus e PyData Manaus no âmbito do projeto “Fortalecimento do Ecossistema de Dados e Inovação Cívica na Amazônia Brasileira”, contemplado pelo programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC).

Confira um pouco sobre cada encontro:

Castanhal (PA) | 28/06

As possibilidades de uso de Python para acessar informações sobre a Amazônia Legal despertaram o interesse das pessoas presentes no encontro em Castanhal. Tatiana Pará, Caren Barbosa e Fernando Dantas foram os palestrantes responsáveis por apresentar o Querido Diário, plataforma da OKBR que disponibiliza dados dos diários oficiais dos municípios brasileiros de forma acessível e aberta; e o Serenata de Amor, projeto que desenvolveu uma Inteligência Artificial voltada a fiscalizar os reembolsos efetuados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar. A partir desse contato, o público pôde compreender como as iniciativas funcionam e quais são as possibilidades de colaboração.

Uma das pessoas presentes destacou que o encontro foi importante para aproximar a sociedade civil da academia, trazendo o assunto dos dados abertos para áreas que não estão próximas desses debates. Além disso, o tema “crédito de carbono” foi debatido pelo público presente, que buscou saber mais sobre o assunto. De acordo com um dos participantes, muitas pessoas da região acabam se envolvendo em compromissos contratuais sem entender ao certo de que se trata, enfatizando a necessidade da realização desses encontros na região.

Marabá (PA) | 07/07 

“Tecnologias cívicas na promoção de democracia e transparência” foi o tema central do encontro em Marabá, que explorou análise de dados governamentais, plataformas de participação cidadã e ferramentas de transparência. O fortalecimento do engajamento social a partir das inovações tecnológicas também orientou o debate.

Segurança de dados, inclusão digital e desafios de implementação foram algumas das discussões que surgiram a partir da conversa inicial. Assim como aconteceu no encontro em Castanhal, o Querido Diário foi mencionado como ferramenta de participação cidadã na política ao engajar cidadãos e cidadãs de forma ativa.

Cacoal (RO) | 08/07

O debate sobre sistema de dados e acesso a informações locais orientou o encontro em Cacoal. Mapas do MapBiomas foram utilizados para verificar pontos de queimadas no território e dados sobre desmatamento na região. Homens e mulheres de diferentes idades tiveram contato com a internet fora do contexto das redes sociais, entendendo que o acesso pode ser proveitoso para discutir e localizar problemas ambientais. Imagens de satélite e dados cartográficos foram utilizados e despertaram o interesse das 30 pessoas presentes.

Rio Branco (AC) | 08/07

O encontro na capital do Acre apresentou novas possibilidades de atuação ambiental a partir do uso da linguagem Python de programação e do tratamento de dados. O público presente se mostrou engajado e interessado em aprender mais sobre o poder da inovação cívica para discutir soluções sociais, ambientais e políticas.

Tabatinga (MT) | 29/07

“Análise de dados e ciência de dados na região do Alto Solimões” foi o tema central do encontro, que discutiu a linguagem de programação Python em Tabatinga. Possibilidades gratuitas de estudos sobre tecnologias e inovações cívicas foram apresentadas aos participantes, estimulando o engajamento no assunto mesmo após o debate. Além disso, o público presente criou um grupo virtual de forma a fortalecer uma comunidade de jovens programadores na região.

Açailândia (MA) | 03/08

A partir de uma oficina de Canva, as pessoas presentes no encontro em Açailândia puderam aprender a produzir publicações informativas para as redes sociais. Uma apresentação de dados sobre questões locais, como receitas e despesas municipais, convênios da prefeitura e transferências federais, foi a atividade orientadora da produção de artes. O objetivo do material é de divulgar dados sobre a cidade, e as artes visuais serão divulgadas em breve pela comunidade local nas redes sociais.

Palmas (TO) | 30 pessoas – 08/08

As comunidades periféricas e rurais do estado do Tocantins foram o ponto central do encontro realizado em Palmas. O público presente discutiu como o uso de dados na internet pode contribuir no desenvolvimento comunitário, estimular projetos, empresas, escolas e o avanço da sustentabilidade. Todas as pessoas presentes eram engajadas em projetos em suas comunidades, como fotografias, curso de informática, produção audiovisual e criação de conteúdos para redes sociais. “Existem muitas formas de conectar dados de informações para o bem da sociedade, principalmente para ajudar pessoas e comunidades que estão em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental aqui na Amazônia.”, destacou uma das participantes.

Tangará da Serra (MT) | 15/08

O uso prático das tecnologias cívicas motivou este segundo encontro em Tangará da Serra. Após a apresentação, os presentes puderam conversar sobre a temática a partir de suas dúvidas, entendimentos e perspectivas. A maioria do público era de estudantes, entre eles alunos dos cursos de Jornalismo, Biologia e Administração, que se engajaram a entender as possibilidades de uso das inovações a partir de suas realidades pessoais.

Uma das pessoas presentes destacou a importância de participar de um encontro sobre uma temática inédita, que não está presente em seu dia a dia de estudos na universidade, reforçando as diferentes possibilidades de ascensão que os estudos podem proporcionar.

Uiramutã (RR) | 06/09

A palestra “Introdução à Linguagem de Programação Python” proporcionou aos participantes uma visão básica da linguagem Python e suas principais características. Durante o evento, foram apresentados alguns exemplos simples de código Python, destacando a simplicidade, legibilidade e versatilidade da linguagem. O público presente no encontro em Uiramutã se engajou nos dois encontros realizados na cidade e, mesmo após a finalização do debate, se mostrou interessado em continuar os estudos.