Escola de Dados

Escola de Dados conclui edição exclusiva de curso para gerenciamento de dados abertos com CKAN

31 mar de 2023, por OKBR

Compartilhar

Iniciativa foi desenvolvida sob demanda para a maior empresa de tecnologia municipal do país: a PRODAM. Webinar aberto marcou encerramento 

A Escola de Dados, um dos eixos de atuação da Open Knowledge Brasil (OKBR), acaba de encerrar mais uma edição de seu curso oferecido sob demanda sobre CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network), sistema de código aberto usado em todo o mundo para catalogar, armazenar e acessar dados.

Essa edição do ‘Publicadores: gerenciando dados abertos com CKAN’ foi desenvolvida exclusivamente para profissionais da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam), considerada a maior empresa de tecnologia municipal do país, com o objetivo de melhorar as práticas de transparência e publicação de dados abertos na organização. 

O curso foi realizado entre os dias 6 de fevereiro e 21 de março e teve como instrutores a analista de dados Ana Cecília Vieira e o desenvolvedor de software Edgar Zanella. 

“Para a equipe de infraestrutura que está trabalhando na evolução das versões do CKAN em nossos ambientes, o curso foi bastante importante, inclusive na parte de documentação”, conta Iara Aparecida Gonçalves, que fez parte desta turma exclusiva para a Prodam.

Webinar “Como gerenciar dados abertos com o DPCKAN” 

Para marcar o encerramento do curso, a Escola de Dados promoveu um webinar aberto com a participação de André Luiz Guimarães Amorim e Gabriel Braico Dornas, especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Diretoria Central de Transparência Ativa da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais.

Eles apresentaram o DPCKAN (uma instância do CKAN), que classificam como uma mistura do CKAN com o Frictionless Data, programa da Open Knowledge Foundation. A ferramenta é um gerenciador de pacotes de dados para o CKAN e permite a publicação de dados sem a necessidade de atualização manual, gerenciando o Portal de Dados Abertos e o Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais. O projeto foi vencedor do primeiro hackathon do Frictionless Data.

“Vimos que utilizar o CKAN pura e simplesmente não estava entregando para o usuário final uma possibilidade de conhecer bem o nosso metadado, o conjunto que estava sendo publicado. Por isso, o DPCKAN foi pensado, desenhado e implementado”, explicou Gabriel, que destacou ainda que a ferramenta é de código aberto. “Está disponível no Pypi e as pessoas podem usar e propor melhorias. Quanto mais pessoas usarem, mais conseguiremos escalar melhorias nas funcionalidades”, disse.

O objetivo da ferramenta é estabelecer um processo de abertura de dados focado em documentação e catalogação. Gabriel comentou sobre a importância dessa etapa. “A documentação, além de ajudar a pessoa que vai ter acesso ao material pela primeira vez, também vai ajudar alguém que porventura não documentou e corre o risco de perder todo o trabalho realizado anteriormente”. Ele destacou ainda o conceito de documentação do Docs Like code, como referência para quem está responsável por realizar esse processo. 

Os dois especialistas também fizeram uma demonstração “Mão na Massa”, publicando um conjunto de dados no ambiente de treinamento (do órgão onde atuam) com a licença do CKAN, usada para treinar os publicadores, e exibindo uma série de possibilidades permitidas pela ferramenta, como acrescentar metadados para escrever recursos. Como exemplo, utilizaram um conjunto de dados já publicado no Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais.  

Serviços

Capacitação é uma das possibilidades de serviços da OKBR, que oferece turmas fechadas para cursos da Escola de Dados; cursos sob demanda para atender necessidade da sua organização (in company ou remoto); além de laboratórios e mentorias para projetos. Caso tenha interesse em conhecer mais, confira nosso catálogo de serviços e escreva para [email protected]