Escola de Dados

Escola de Dados realiza laboratório de dados com equipe da Alma Preta

16 nov de 2023, por Jamile Santana

Compartilhar

Atividade apoiada pelo CIJ trabalha temática interseccional de dados sobre mudanças e justiça climática 

Em uma parceria inédita, a Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, realiza um laboratório de dados climáticos com a equipe da Alma Preta, agência de notícias especializada na temática étnica-racial no Brasil. O trabalho conta com o apoio financeiro do The Centre for Investigative Journalism (CIJ) e tem como objetivo desenvolver as capacidades iniciais da organização parceira para o trabalho com dados sobre mudanças e justiça climática.

Nos laboratórios desenvolvidos pela ED, treinamentos mão na massa sobre metodologias e ferramentas para a análise, tratamento e visualização de dados são oferecidos. Além de uma carga horária prevista para a aprendizagem, a atividade também conta com mentoria para que as organizações participantes desenvolvam seus próprios projetos.

A primeira etapa deste trabalho foi realizada nos dias 1 e 2 de novembro, durante a imersão intensiva com a equipe da Alma Preta na sede da agência, na zona leste de São Paulo.

Quatorze jornalistas que atuam na agência como repórteres, editores, produtores audiovisuais e mídias sociais, receberam capacitação sobre os conceitos visões interseccionais na cobertura jornalística sobre mudanças e justiça climática; uso de planilhas para análises de dado; visualização de dados e uso de ferramentas gratuitas; bases de dados para cobertura de mudanças climáticas e geração cidadã de dados. 

Ao final da programação, a equipe também definiu quais produtos quer desenvolver com a ajuda de mentores convidados pela Escola de Dados. Repórteres do Periferia em Movimento e Nós Mulheres da Periferia também participam do laboratório.

Os participantes conheceram bases de dados colaborativas como o Global Atlas of Environmental Justice, um mapa colaborativo sobre conflitos ambientais no mundo a partir de perspectivas territoriais, além das plataformas do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases (SEEG), Terrabrasilis e MapBiomas

Créditos: Guilherme Franco, Iago Augusto e Patrick Silva/ Alma Preta Jornalismo.

As oficinas foram conduzidas por Lorena Esteves, jornalista e doutoranda do PPGCOM-UFPA, de Belém (PA); Bianca Muniz, analista de dados da Agência Pública, de São Paulo (SP); Rodrigo Cunha, professor adjunto do Departamento de Comunicação Social (DCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador, de Recife (PE); Carolina Dantas, editora do PlenaMata e do InfoAmazonia, de São Paulo (SP) e Clara Sacco, co-fundadora e coordenadora do data_labe, do Rio de Janeiro (RJ).

“É uma honra para a Escola de Dados desenvolver esse trabalho com uma organização de grande relevância e impacto nas discussões étnicas-raciais no Brasil como a Alma Preta. Nós sabemos que fortalecer as habilidades de compreensão e utilização de dados ajuda as organizações a ampliarem o impacto de seus trabalhos. E entregar essa capacitação em dados aliada a um temas tão urgentes como mudanças e justiça climática é prepará-los para coberturas que cada vez mais estarão presentes no dia a dia”, ressaltou Jamile Santana, coordenadora da Escola de Dados. 

Créditos: Guilherme Franco, Iago Augusto e Patrick Silva/ Alma Preta Jornalismo.

Impacto

Além de prever uma estrutura de acompanhamento para que a equipe desenvolva um produto jornalístico baseado em dados, a realização do laboratório já trouxe impactos positivos para a Alma Preta. Ao discutir sobre as bases de dados temáticas existentes no Brasil e suas limitações para uma análise interseccional que considere questões de gênero, raça, classe social e território, por exemplo, o grupo formulou um banco de pautas com 15 sugestões de reportagens para serem trabalhadas nos próximos meses. 

Além disso, o laboratório marcou também a integração da equipe com a editoria de dados, recém-criada na organização. “Acho que a parceria com a Escola de Dados foi fundamental para a Alma Preta. A formação teve um caráter muito importante e vai reverberar no nosso dia a dia de trabalho. Saber fazer uma boa leitura de planilhas, gráficos e mapas contribui com a atuação de toda equipe, inclusive projetos, audiovisual, redação e equipes de redes sociais. É um potencial transformador de nossas práticas”, disse Pedro Borges, co-fundador e diretor editorial.