Inovação Cívica

Faça parte da análise de dados colaborativa do Querido Diário!

17 fev de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

Vamos criar juntos um panorama da qualidade dos diários oficiais das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes 

Você se interessa por análise de dados e pelo uso da tecnologia para melhorar a democracia no Brasil? Então faça parte da equipe que irá construir coletivamente um conjunto de análise de dados sobre a publicação de diários oficiais nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. 

Durante as próximas semanas, vamos olhar para a base de dados do censo dos diários oficiais, produto de vários meses de coleta e validação pela equipe de pessoas voluntárias que integra a rede da OKBR. A partir dos tópicos previstos para o nosso relatório de análises, qualquer pessoa interessada pode começar sua investigação e submeter os resultados para o repositório público do projeto. Quando sintetizarmos as análises e publicarmos o relatório, seu nome estará na lista de pessoas que ajudaram o projeto a acontecer!

Quer entender melhor como participar? Siga o passo-a-passo:

1 – Faça download da base de dados do censo em .csv.

2 – Acesse a lista de tópicos disponíveis para análise no repositório do projeto no Github.

3 – Escolha a(s) tarefa(s) que mais te interessa(m) e mãos à obra! Se quiser, atribua seu usuário do Github na seção “Assignees” e/ou se apresente na seção de comentários da tarefa (você precisa ter uma conta no GitHub para comentar e submeter seus arquivos). Ali será o local destinado às dúvidas e à troca de ideias sobre aquela tarefa especificamente. 

4 – Concluiu sua análise*? Caso ela tenha sido feita em um notebook, submeta o(s) arquivo(s) nesta pasta. Caso seja outro tipo de arquivo, submeta um Pull Request criando também a pasta correspondente. Você também pode enviar links para acesso à análise (ex: Google Colab) na seção de comentários. Lembrando que estamos sempre disponíveis para tirar possíveis dúvidas nesses processos.

* Não tem problema se sua análise não estiver cobrindo todo o escopo da tarefa. Colabore com o que você puder!

Boas práticas:

  • Sempre que possível, comente as etapas de análise para que todos possam saber o raciocínio que te levou a seguir com cada passo do processo.
  • Português ou inglês? Nossa comunicação prioritária será feita em português, mas fique à vontade para contribuir com a criação de um acervo histórico que também inclua o inglês como alternativa de leitura.

E aí, topa ajudar? Se você tiver dúvidas antes de iniciar sua participação, estamos disponíveis no [email protected], no Discord e nos canais da OKBR nas redes sociais.