Vamos criar juntos um panorama da qualidade dos diários oficiais das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes
Você se interessa por análise de dados e pelo uso da tecnologia para melhorar a democracia no Brasil? Então faça parte da equipe que irá construir coletivamente um conjunto de análise de dados sobre a publicação de diários oficiais nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.
Durante as próximas semanas, vamos olhar para a base de dados do censo dos diários oficiais, produto de vários meses de coleta e validação pela equipe de pessoas voluntárias que integra a rede da OKBR. A partir dos tópicos previstos para o nosso relatório de análises, qualquer pessoa interessada pode começar sua investigação e submeter os resultados para o repositório público do projeto. Quando sintetizarmos as análises e publicarmos o relatório, seu nome estará na lista de pessoas que ajudaram o projeto a acontecer!
Quer entender melhor como participar? Siga o passo-a-passo:
1 – Faça download da base de dados do censo em .csv.
2 – Acesse a lista de tópicos disponíveis para análise no repositório do projeto no Github.
3 – Escolha a(s) tarefa(s) que mais te interessa(m) e mãos à obra! Se quiser, atribua seu usuário do Github na seção “Assignees” e/ou se apresente na seção de comentários da tarefa (você precisa ter uma conta no GitHub para comentar e submeter seus arquivos). Ali será o local destinado às dúvidas e à troca de ideias sobre aquela tarefa especificamente.
4 – Concluiu sua análise*? Caso ela tenha sido feita em um notebook, submeta o(s) arquivo(s) nesta pasta. Caso seja outro tipo de arquivo, submeta um Pull Request criando também a pasta correspondente. Você também pode enviar links para acesso à análise (ex: Google Colab) na seção de comentários. Lembrando que estamos sempre disponíveis para tirar possíveis dúvidas nesses processos.
* Não tem problema se sua análise não estiver cobrindo todo o escopo da tarefa. Colabore com o que você puder!
Boas práticas:
- Sempre que possível, comente as etapas de análise para que todos possam saber o raciocínio que te levou a seguir com cada passo do processo.
- Português ou inglês? Nossa comunicação prioritária será feita em português, mas fique à vontade para contribuir com a criação de um acervo histórico que também inclua o inglês como alternativa de leitura.
E aí, topa ajudar? Se você tiver dúvidas antes de iniciar sua participação, estamos disponíveis no [email protected], no Discord e nos canais da OKBR nas redes sociais.