Advocacy e Pesquisa

FGV EAESP oferece disciplina sobre dados abertos em parceria com OKBR

01 mar de 2022, por Danielle Bello

Compartilhar

Focada no uso de dados abertos em contextos de pandemias e desastres, disciplina é ofertada a estudantes da graduação em Administração Pública e Direito da universidade

 

Em uma parceria inédita, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) e a Open Knowledge Brasil (OKBR) estão ministrando uma disciplina voltada ao uso de dados abertos pela gestão pública a graduandos e graduandas de Administração Pública e Direito da instituição.

Parte das opções eletivas do curso, a disciplina “Governo Digital e Aberto: Lições de Pandemia e Desastres” discute a importância da produção, uso e fluxos de dados em contextos de crise, além da utilização de tecnologias para a prevenção, mitigação e recuperação de comunidades em decorrência de desastres. A maior parte das aulas será ofertada em formato de oficinas, e contará com discussões, estudos de casos e apresentação de referenciais teóricos. Uma das obras que compõem a bibliografia básica do curso é o e-book Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil, publicado pela OKBR.

A disciplina, restrita a estudantes regularmente matriculados na FGV, está sendo ministrada pela Profa. Maria Alexandra Cunha, ao lado de Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR, e Danielle Bello, coordenadora de Advocacy e Pesquisa da OKBR, durante o primeiro semestre de 2022.