Inovação Cívica

Hacktoberfest 2021 na OKBR: contribua com projetos brasileiros de inovação cívica!

01 out de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

Outubro é um mês que costuma movimentar a comunidade de tecnologia pelo mundo todo. Isso se deve à Hacktoberfest, uma iniciativa idealizada para promover a contribuição em projetos de código aberto que acontece durante todo o mês e já se encontra em sua oitava edição.

A ideia é simples: as 50.000 primeiras pessoas desenvolvedoras que se cadastrarem no site oficial e realizarem quatro Pull Requests para repositórios públicos no GitHub, ganharão uma camiseta da edição 2021 e mais alguns adesivos caso as contribuições sejam aceitas pelos mantenedores dos projetos (leia as regras atentamente no site oficial).

Como integrante do ecossistema de tecnologias livres e de código aberto, a Open Knowledge Brasil participa da Hacktoberfest com muita alegria e disponibilidade para receber contribuições da comunidade. Pronta(o) para contribuir?

Querido Diário

O principal projeto desenvolvido pelo Programa de Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR aceita contribuições em alguns de seus repositórios. Confira a seguir:

  • querido-diario (raspadores)

Aqui é onde a magia acontece! Acesse o repositório e sua seção de issues para começar a contribuir, ou aprenda a criar um raspador do zero para a sua cidade com este tutorial da Escola de Dados.

Se prefere conteúdo em vídeo, a Escola de Dados vai disponibilizar no YouTube, ao longo do mês de outubro, o conteúdo do terceiro módulo do Curso Python para Inovação Cívica, que explica o passo a passo para que você consiga contribuir. Temos também este guia no Github e este tutorial produzido por um dos engenheiros de dados do projeto..

  • querido-diario-api

A API de busca do Querido Diário também precisa de valiosas contribuições. Você pode nos ajudar?

  • querido-diario-frontend

Identificou melhorias no site da plataforma? Acesse o repositório do frontend e contribua!

  • querido-diario-toolbox

Quer explorar possibilidades a partir dos textos extraídos e processados pelo projeto? Explore a toolbox do Querido Diário e divirta-se!

Contribuições possíveis: raspagem de dados, desenvolvimento de API, frontend/backend, resolução de issues abertas

Você também pode apoiar o Querido Diário por meio de nossa campanha de financiamento coletivo. Contribua e nos ajude a seguir crescendo!

Perfil Político   

conhece a ferramenta que desenvolvemos para ajudar a população a conhecer melhor seus candidatos? Ela está precisando de uma boa mãozinha para ser atualizada, tanto em sua API como no frontend.

Contribuições possíveis: banco de dados, análise de dados, usabilidade do frontend, resolução de issues abertas

Serenata de Amor

E é claro que ela não poderia ficar de fora! A Operação Serenata de Amor segue ativa, mas poderia receber contribuições de melhorias e correções. Você pode nos ajudar? Acesse o repositório principal e o repositório da toolbox do projeto.

Contribuições possíveis: criar novos classificadores, análise de dados, resolver issues abertas

Expandindo os prêmios

É claro que ganhar uma camiseta de pessoa contribuidora é muito bom, mas que tal expandir os horizontes e vestir outra camisa – a do código aberto? Existem várias outras maneiras de ajudar a comunidade brasileira de inovação cívica se você é uma pessoa desenvolvedora.

Além de ganhar a tão sonhada camiseta, você pode criar tutoriais que utilizem nossos projetos como exemplo e postar em seu site pessoal. Também pode ajudar na revisão dos Pull Requests abertos, ou apenas se explorar nossos repositórios e trocar ideia com a gente! Estamos sempre no Discord e também marcaremos presença na Python Brasil 2021 com uma palestra sobre a toolbox do Querido Diário e uma sprint de dois dias!

Não aceitaremos spams!

Esta regra já está clara nas orientações oficiais da Hacktoberfest, mas não custa reforçar: não iremos aceitar Pull Requests que não visem contribuir ativamente para aprimorar nossos projetos. Não deixe de conferir os padrões de qualidade  para aproveitar a festa hacker de verdade.