Advocacy e Pesquisa

Índice de Dados Abertos para Cidades terá ciclo de lançamento em cinco capitais

03 maio de 2024, por Edilaine Santos

Compartilhar

Os eventos contam com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e serão realizados nas cinco regiões brasileiras, a partir de junho.

Em junho, a Open Knowledge Brasil (OKBR) realiza um ciclo de eventos de lançamento dos resultados inéditos do Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI Cidades) 2023. 

Com metodologia reformulada, o ODI Cidades 2023 é um mapa inédito do estado da abertura de dados em nível municipal no país, avaliando a disponibilidade e qualidade dos dados abertos de todas as 26 capitais brasileiras. A nova metodologia foi elaborada de forma colaborativa, contando com diálogos com especialistas, contribuições de pessoas interessadas em consulta pública, uma equipe de pessoas avaliadoras, além de uma série de estudos e levantamentos. 

Foram avaliados cerca de 2.900 conjuntos de dados em 15 áreas de políticas públicas, como Saúde, Educação, Finanças Públicas, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana. Uma das principais novidades desta edição é a dimensão de Governança de Dados, que avalia as políticas de dados abertos das cidades de forma estrutural e inclui aspectos relacionados à proteção de dados.

Para lançar os resultados da avaliação, um ciclo de eventos regionais será realizado, a fim de descentralizar o debate e pautar a abertura de dados e as políticas públicas em nível local. Com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a Open Knowledge Brasil organiza cinco eventos gratuitos, um em cada região do país, que devem contar com a presença de representantes das prefeituras avaliadas e da sociedade civil, incluindo profissionais ligados à gestão pública, à pesquisa, à comunidade acadêmica, jornalistas, entes do setor privado e demais pessoas interessadas. 

Anote as datas na agenda:

Região Sudeste
Data: 4 de junho de 2024
Local: São Paulo, na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Região Nordeste
Data: 11 de junho de 2024
Local: Recife, na Universidade Federal de Pernambuco.

Região Sul
Data: 18 de junho de 2024
Local: Alterado de Porto Alegre (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) para formato online devido ao desastre socioambiental que afetou o Rio Grande do Sul em maio/2024.

Região Norte
Data: 27 de junho de 2024
Local: Belém, na Universidade Federal do Pará, durante a terceira edição regional da Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda Amazônia).

Região Centro-Oeste
Data: 3 de julho de 2024
Local: Cuiabá, na Universidade Federal do Mato Grosso.

Mais informações sobre o ciclo de lançamento serão divulgadas em breve. Siga a OKBR nas redes sociais e assine a newsletter para saber em primeira mão!