Advocacy e Pesquisa

Inscrições abertas para o 5° Encontro Brasileiro de Governo Aberto

02 abr de 2024, por OKBR

Compartilhar

OKBR promoverá oficina “(Des)construindo Entendimentos: Por que e como abrir dados públicos?”, com Colab-USP e NIC.br no dia 11/04, às 14h.

Nos dias 10 e 11 de abril, a Open Knowledge Brasil (OKBR) participará do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto, em Osasco – SP. O evento visa fortalecer o compromisso do Brasil – governos e organizações da sociedade civil – na promoção da agenda de governo aberto.

De alcance nacional, o encontro é direcionado a representantes governamentais, organizações da sociedade, organizações internacionais, representantes da academia e demais pessoas interessadas na temática governo aberto.

A programação inclui atividades para a troca de experiências, discussão sobre os desafios enfrentados para a implementação de agendas de governo aberto e lições aprendidas no processo. A formação de representantes governamentais e da sociedade civil, no sentido da construção de soluções inovadoras e colaborativas entre governo e sociedade, também será contemplada. 

Uma das organizações por trás da realização do evento, a Open Knowledge Brasil promoverá a oficina “(Des)construindo Entendimentos: Por que e como abrir dados públicos?”, em parceria com o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (Colab-USP) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A atividade acontece no dia 11 de abril, às 14h.

Confira a programação completa e inscreva-se.

O evento também será palco do lançamento da Rede Brasileira de Governo Aberto, com a apresentação de sua Carta de Princípios.

A Rede é composta por um conjunto de organizações governamentais e da sociedade – dentre elas a OKBR – que têm como objetivo trocar experiências, estruturar ações para o fortalecimento da democracia, elaborar estratégias para o engajamento de um número maior de municípios, Estados e sociedade civil, a fim de propagar e consolidar a agenda de governo aberto. 

Esta edição do encontro é realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), Estado de Santa Catarina, Prefeitura do Município de São Paulo (SP), Prefeitura do Município de Osasco (SP), Prefeitura do Município de Contagem (MG) e organizações da sociedade civil como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Open Knowledge Brasil (OKBR), Instituto Prospectiva (INSPRO), Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS), Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (CEWEB.BR), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR).