Inscrições abertas para quinta edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

15 set de 2023, por OKBR

Compartilhar

Jornalistas e organizações podem se inscrever até 08/10; cerimônia de entrega será realizada em 19/11, no encerramento do Coda.Br

Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

A iniciativa da Escola de Dados, eixo educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR), tem como objetivo fortalecer o jornalismo de dados no Brasil, premiando os melhores trabalhos em quatro diferentes categorias: Visualização, Investigação, Inovação e Dados abertos. O Prêmio é realizado em parceria com Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Transparência Brasil.

Qualquer profissional ou organização que tenha desenvolvido um trabalho de caráter jornalístico a partir do uso de dados poderá se inscrever até 08/10.

A cerimônia de premiação marcará o encerramento da 8ª Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br, no dia 19/11, em São Paulo. Além do reconhecimento, os vencedores serão contemplados com um prêmio em dinheiro no valor de R$10 mil.

Mais informações e o regulamento da edição deste ano estão disponíveis no site do prêmio.

Sobre o Prêmio

O Prêmio CWA homenageia Cláudio Weber Abramo, jornalista pioneiro no debate sobre dados e transparência pública no Brasil, falecido em agosto de 2018. Ganhador do Prêmio Esso em 2006 com o Excelências, banco de dados sobre parlamentares, Cláudio foi um dos principais defensores da criação da Lei de Acesso à Informação, além de fundador da Transparência Brasil.

Realizada desde 2019, a premiação já se tornou uma vitrine da diversidade e do potencial do jornalismo de dados brasileiro, com mais de 450 trabalhos inscritos  e 18 projetos premiados. A galeria com os trabalhos das edições passadas pode ser acessada neste link.

Sobre a OKBR 

Fundada em 2013, a Open Knowledge Brasil desenvolve projetos que beneficiam milhares de pessoas e impactam políticas públicas em quatro linhas de atuação: Advocacy e Pesquisa, Escola de Dados, Ciência de Dados para Inovação Cívica e Parcerias e Serviços. Também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.