Como continuidade ao lançamento da Escola de Dados, o mais novo projeto da Open Knowledge Foundation Brasil lançado no último domingo no Rio de Janeiro, durante a Conferência Global de Jornalismo Investigativo, estaremos desenvolvendo duas atividades em São Paulo com o apoio do Cinese e do iMasters.
Também contaremos com a participação da Milena Marin, coordenadora global da Escola de Dados (School of Data), que nos acompanhará durante os eventos de sexta-feira à noite, no Cinese, e sábado à tarde, no iMasters, além de algumas pessoas do time da Escola de Dados, como o Marco Túlio e o Everton Zanella Alvarenga (o Tom).
Sobre a Escola de Dados
A Escola de Dados visa promover a formação de organizações da sociedade civil, jornalistas e cidadãos para que possam acessar e analisar dados de forma eficaz.
O projeto já existe na língua inglesa desde 2011, a School of Data, e em espanhol, a Escuela de Dados, e estamos lançando agora a versão lusófona. Contamos com alguns cursos, recursos online e planejamos desenvolver expedições de dados, hackathons e hackdays para atingir nosso objetivo, além do nosso blog.
Sexta-feita, 18 de outubro, a partir das 18h30
Na próxima sexta-feira daremos continuidade aos encontros do Cinese voltados a jornalistas e desenvolvedores interessados em jornalismo de dados. Se você é programador, jornalista ou alguém com um perfil curioso interessado em trabalhar em grupo na solução de problemas que envolvem dados, seja bem-vindo!
Esse será o segundo encontro e aproveitaremos o lançamento da Escola de Dados, além de explicar como será a atividade da Expedição de Dados para investigar fábricas de roupas, que estará ocorrendo simultaneamente ao redor do mundo (veja aqui).
Local: R. Prof. Rubião Meira, 59 – Pinheiros (próximo ao metrô Sumaré – linha verde)
Inscrições: preencha o formulário do Cinese para inscrever-se.
Sábado, 19 de outubro, a partir das 14h
A ideia principal de uma Expedição de Dados é o processo de aprendizagem em si do que os resultados alcançados. Nossas principais atividades nessa expedição de dados, que estará ocorrendo em paralelo globalmente, será:
- Geolocalizar fábricas de roupas com a comunidade do Open Street Maps
- Criar visualizações para explorar e explicar os dados da cadeia global de abastecimento de roupas
- Investigar as cadeias de abastecimento globais: encontrar novas fontes de dados e ir mais a fundo em questões chaves na cadeia de abastecimento de roupas
Local: Alameda Santos, 2395 (próximo à estação Consolação – linha verde)
Inscrições: Você pode inscrever-se no evento no seguinte formulário.