Laboratório Hacker (?) é inaugurado na Câmara dos Deputados

19 fev de 2014, por OKBR

Compartilhar

Artigo gentilmente escrito por Debora Pinho. (Exceto o título, que foi alterado pelo Tom)

A Câmara dos Deputados, em Brasília, ganhou nesta terça-feira um novo ambiente: o Laboratório Hacker. O evento oficial de inauguração começou na terça, dia 18 de fevereiro, e continua ao longo do dia de hoje, com diversas atividades. A programação conta com palestras sobre tecnologia e atividade legislativa, debates e oficinas, com a participação de deputados e desenvolvedores, dentre eles, Pedro Markun (Transparencia Hacker); Anchises (Garoa Hacker Clube); Eduardo Oda (Garoa Hacker Clube / Open Knowledge Brasil); Ramiro Pollo (Tarrafa Hackespace Floripa); Leonardo Folleto (CCD POA); Luca Toledo (Garoa Hacker/Wikimedia Brasil) e tantos outros.

Congresso Nacional BrasiliaMesmo sem o espaço físico permanente, o LabHacker vem sendo organizado e articulado desde janeiro deste ano. O objetivo do laboratório é ser “um espaço que seja exemplo de um novo modelo de democracia participativa”. Proporcionando aos cidadãos um espaço de desenvolvimento de projetos com foco na interação no ambiente digital entre a sociedade e os nossos parlamentares, conforme os integrantes explicam no site.

O LabHacker é fruto do Hackathon realizado pela Câmara dos Deputados no fim do ano de 2013 – cerca de 50 participantes se reuniram durante quatro dias para desenvolver programas e aplicativos envolvendo transparência legislativa e aproximação do cidadão com a atividade parlamentar. Além dos projetos premiados pelo concurso, o encontro resultou na idealização do Laboratório Hacker. “Pelos resultados que a gente já viu da maratona, os resultados são extremamente positivos”, afirma o analista legislativo, Miguel Gerônimo.

“É uma conquista trazer para a Câmara essa discussão importantíssima que é abrir os dados da Câmara para que a sociedade possa, cada dia mais, entender a complexidade, valorizar muita coisa aqui e também criticar”, elogia Gerônimo, durante a inauguração.

O evento vai até às 18h30 desta quarta-feira e é transmitido ao vivo no Youtube.