Inovação Cívica

Mais de 100 novas cidades no Querido Diário: confira o saldo de contribuições da Hacktoberfest 2023

10 nov de 2023, por Isis Reis

Compartilhar

Engajamento da comunidade ao longo do mês de outubro possibilitou que a iniciativa alcance os diários oficiais de 231 municípios

A Hacktoberfest é o evento mundial que incentiva contribuições em projetos de código aberto durante o mês de outubro. Promovida pela Digital Ocean há 10 anos, é o momento mais aguardado do ano por projetos como o Querido Diário, da Open Knowledge Brasil (OKBR), que conseguiu praticamente dobrar a quantidade de municípios presentes na plataforma por meio das contribuições realizadas ao longo do mês.

O Querido Diário é um projeto de código aberto que usa tecnologia para libertar o conteúdo dos diários oficiais dos municípios brasileiros e aproximar as pessoas às ações de seus governantes. Nele, é possível fazer buscas por conteúdos por meio de palavras-chave, municípios ou datas.

No início de outubro, a plataforma contava com diários oficiais de 118 municípios. Com as colaborações realizadas no contexto da Hacktoberfest, este número chegou a 231. O crescimento na cobertura de cidades acarretou em mais de 106 mil novas edições de diários oficiais coletadas e agora disponibilizadas para pesquisa no site do projeto. Veja a lista de cidades disponíveis.

“Essa foi a Hacktoberfest com maior engajamento da comunidade que o Querido Diário já teve! A cobertura de municípios quase dobrou em um mês. Nos preparamos para um grande evento, mas os resultados superaram todas as expectativas”, comemorou Giulio Carvalho, coordenador de Inovação Cívica da OKBR. 

Dentre as atividades realizadas no contexto do evento, estão um workshop de apresentação do projeto para pessoas interessadas em colaborar e uma sprint com a iniciativa Big Open Source Sibling (BOSS), focada em engajar grupos sub-representados na tecnologia para contribuir para projetos de código aberto.

Atividade realizada em conjunto com a BOSS

Com o objetivo de promover melhorias no front-end do Querido Diário, a sprint com a BOSS contou com três encontros síncronos: em 18 e 20 de outubro, no servidor da OKBR no Discord, e no dia 22 de outubro, em modelo híbrido, com a equipe da BOSS presencialmente no Calango Hacker Club, em Brasília-DF, e a comunidade do Querido Diário online no Discord.

Analista de desenvolvimento de Inovação Cívica, Juliana Trevine, também apresentou o Querido Diário em outros eventos no contexto da Hacktoberfest, um organizado pela comunidade GitHub São Paulo e outro pelo Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação (DASI-USP).Confira o balanço completo do evento no blog do Querido Diário. Se você quer ajudar a abrir os diários oficiais do Brasil, considere apoiar a iniciativa por meio de um valor fixo mensal via Catarse.