A ideia é identificar e mapear estudos e pesquisas acadêmicas que tenham utilizado ou referenciado projetos e produções da OKBR; saiba como ajudar
No dia 3 de abril de 2020, a Open Knowledge Brasil lançou o Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19), uma iniciativa para avaliar a qualidade dos dados e informações (como boletins e informativos epidemiológicos) relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.
O ITC-19 ainda teve outras duas versões aprimoradas antes de seu encerramento, em outubro de 2021, e, enquanto esteve ativo, foi determinante para impulsionar a abertura de dados da pandemia no Brasil.
O seu funcionamento e impacto foi objeto de análise dos pesquisadores Samuel Santos da Rosa, Fabiano Couto Corrêa da Silva e Caterina Marta Groposo Pavão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo o artigo Iniciativas de acesso aberto no combate à pandemia: dados abertos e propriedade intelectual na disseminação da informação e conhecimento publicado na Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI) da Universidade Estadual de Campinas em outubro de 2021.
A pesquisa
A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica (2010 a 2021) e pesquisa documental, para trazer uma análise crítica sobre dados abertos e propriedade intelectual.
Enquanto o ITC-19 trouxe uma perspectiva nacional sobre o tema, o Open Covid Pledge foi a iniciativa escolhida pelos autores e autora para trazer uma perspectiva global.
Liderada e administrada pelo Programa de Justiça da Informação e Propriedade Intelectual da American University Washington College of Law, ela é uma cooperação internacional que tem como propósito estimular cientistas e pessoas acadêmicas a disponibilizarem sua propriedade intelectual, patentes e direitos autorais para toda sociedade, no intuito de avançar no desenvolvimento de pesquisas, softwares, soluções, vacinas e tratamentos no contexto da pandemia.
A pesquisa destacou a importância de que as informações e dados estejam disponíveis e acessíveis a todas e todos para a tomada de decisões, e de se discutir a propriedade intelectual e os dados abertos no enfrentamento da pandemia para garantir a socialização e o compartilhamento do conhecimento.
“Deste modo, a luta contra a pandemia da COVID-19 e também da infodemia destaca a importância de iniciativas como a da OKBR, que buscam não só avaliar a qualidade do nível de transparência de dados abertos disponibilizados pelos estados e governo federal brasileiro, como também promover a participação social, o empoderamento do cidadão fiscalizando e estimulando ações governamentais em todos os níveis, contribuindo na elaboração e condução de políticas públicas”, escrevem os autores e a autora.
Saiba mais sobre o ITC-19 no livro digital Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil
Estudos acadêmicos sobre a OKBR
O artigo acima descrito é um exemplo de produções acadêmicas que olham para e analisam os projetos ou ações da Open Knowledge Brasil (OKBR).
Por isso, queremos identificar e mapear esses estudos e pesquisas que tenham utilizado ou referenciado nossos projetos e publicações. Alguns exemplos são:
- Querido Diário
- Operação Serenata do Amor
- cursos oferecidos pela Escola de Dados
- ebooks da Escola de Dados
- tutoriais da Escola de Dados
- publicações da OKBR
Você conhece estudos acadêmicos sobre projetos da Open Knowledge Brasil (OKBR)? Ou já referenciou alguns de nossos projetos ou publicações em sua pesquisa?
Caso sim, preencha abaixo o formulário com as informações relevantes: